EEUM recebe comitiva húngara ligada ao sector espacial

Nos passados dias 04 e 05 de dezembro, decorreu o Hungarian-Portuguese Space Industrial Workshop Program, envolvendo a Portugal Space, a AED Cluster e a Escola de Engenharia da UMinho.

No dia 04 de dezembro, recebidos pela embaixadora húngara Dra. Emília Fábián, a comitiva húngara composta por László Csurgai Horváth, da Budapest University of Technology and Economics (BME); Gergely Lipóczi, managing director, vice president of HUNSPACE, da Econ Engineering Kft. + Hungarian Space Cluster; Alexandra Széll da C3S Kft; e Erika Rácz da Julius Globe Kft. fizeram a apresentação das entidades que representavam, e assistiram a apresentação da Portugal Space e da AED Cluster, por Hugo Costa, membro da direção, e por Ivo Viera, Vice-Presidente das respetivas entidades.

Após as apresentações, seguiu-se uma mesa redonda envolvendo todos os participantes, sobre o sector espacial húngaro e português, bem como possibilidades de cooperação no âmbito do programa Horizon2020 ou de outros projetos internacionais.

Os participantes húngaros puderam ainda visitar a empresa Lusospace, iniciativa organizada pela AED Cluster.

No dia 05 de dezembro, a comitiva acompanhada pela embaixadora húngara, foi recebida na Escola de Engenharia, no campus de Azurém, pelo seu Presidente, Professor Pedro Arezes, e o Professor Gustavo Dias, Diretor dos Cursos de Engenharia Aeroespacial e Presidente e CEO da Stratosphere, onde foi feita a apresentação institucional da Universidade do Minho e da Escola de Engenharia.

Seguiram-se visitas às instalações do DTx , Done Lab, e PIEP.

Para o Presidente da Escola de Engenharia, Professor Pedro Arezes, esta visita “permitiu ter contacto com várias entidades húngaras a atuar no contexto da indústria aeroespacial e cuja comitiva se deslocou a Portugal para estabelecer ligações com empresas portuguesas e universidade com trabalho nesta área. A presença da embaixadora húngara nesta visita, demostra o sólido interesse nas autoridades húngaras em estabelecerem estas redes de parceria com Portugal.”