Aluno da EEUM recebe Prémio Melhor Ideia Inovadora na Universidade de AARHUS

Diogo Silva, aluno do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, participou em agosto na Wind Power Summer School, promovida Universidade de AARHUS, na Dinamarca, em colaboração com a Vestas Wind Systems A/S e a Siemens Wind Power.

O curso de verão “Wind Power Summer School – In Cooperation with Siemens Gamesa Renewable Energy A/S & Vestas Wind Systems A/S” é um programa organizado pela Universidade de Aarhus que pretende educar e cativar estudantes de engenharia mecânica e de engenharia eletrónica na área da energia produzida pela força do vento. Neste ambiente internacional, os participantes são confrontados com duas semanas intensas de atividades curriculares e desafios a fim de conceder aos alunos um conhecimento substancial sobre tecnologias relacionadas com turbinas eólicas.

Durantes os últimos três dias deste curso, os alunos são agrupados em diversas equipas e devem criar, desenvolver e apresentar uma ideia/conceito que inove e/ou reinvente o design de uma turbina eólica ou outros aspetos relacionados com esta indústria. Assim, cada grupo desenvolveu um Modelo de Desenvolvimento de Produto e, ao longo do progresso do projeto, as equipas foram expondo o seu trabalho a um grupo de engenheiros tanto da Vestas como da Siemens Gamesa para simular como seria o desenvolvimento de um projeto num ambiente profissional. No final, cada grupo exibiu o seu projeto perante todos os participantes, tendo em vista a atribuição dos “Melhor Trabalho em Equipa”, “Melhor Ideia Inovadora”, “Melhor Apresentação” e “Melhor Desenvolvimento Técnico”.

No que concerne ao “Prémio Melhor Ideia Inovadora”, atribuído à equipa da qual Diogo Silva fez parte, este refere: “O meu grupo consistia numa equipa de sete membros com quatro nacionalidades distintas, sendo estas Portugal, Espanha, Dinamarca e Marrocos. Juntos desenvolvemos um projeto que se foca num dos maiores problemas atuais na implementação de turbinas eólicas onshore: o processo de transporte dos componentes desde a fábrica até ao parque eólico. Assim, com o objetivo de mitigar este problema, o grupo pensou em desenvolver uma tecnologia de impressão 3D para produzir certos componentes in-site como a torre e a nacele e a criação de moldes modulares para a criação das pás. O trabalho foi realizado com bastantes simplificações e pressuposições, mas permitiu aos alunos adquirir conhecimentos relacionados com o setor eólico bem como desenvolver um trabalho de equipa com colegas de outros países e de outras áreas profissionais. Posso afirmar com orgulho que depois de um trabalho árduo, o nosso grupo conquistou o prémio de “Melhor Ideia Inovadora”.

Parabéns Diogo Silva!