Alumni da EEUM eleitos Engenheira e Personalidade do Ano

Marisa Ferreira, engenheira formada na Escola de Engenharia da UMinho, foi galardoada com o prémio Engenheiro do Ano nos Prémios Contruir 2023, uma iniciativa que premeia os melhores da engenharia, arquitetura e construção em Portugal.

Natural de São João da Madeira, e atualmente a trabalhar com a empresa Afaconsult, Marisa Ferreira licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, tendo também concluído o mestrado na mesma instituição.

Também este ano, a autora do projeto de engenharia do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, foi reconhecida com o Prémio Secil Engenharia 2023, uma referência entre distinções atribuídas em Portugal na área da engenharia e que distingue este ano, pela primeira vez, uma engenheira.

Já o Grupo Casais, sediado em Braga, foi distinguido com três galardões. O CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues, também alumni do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia, recebeu o Prémio Personalidade do Ano na categoria Construção.

Além disso, o Grupo Casais recebeu o Prémio Projeto Público pela requalificação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, no Porto e o prémio Projeto Privado pelo Hotel B&B em Guimarães, o primeiro de construção híbrida na Península Ibérica.

Os Prémios Construir, uma iniciativa do jornal Construir, pretendem “homenagear e celebrar o esforço e talento de empresas e profissionais dos diversos sectores da construção”.

FONTE: RUM

Marisa FerreiraAntonio Rodrigues