Alunos da EEUM distinguidos pela Fundação Calouste Gulbenkian

Dois alunos da Escola de Engenharia da UMinho foram distinguidos com Bolsas do Programa Novos Talentos da Fundação Calouste Gulbenkian. Estes prémios reconhecem anualmente o valor de estudantes excecionais do ensino superior português, promovendo o talento e estimulando o seu percurso de iniciação à investigação.

Na edição deste ano foram selecionados 70 bolseiros nas áreas da Biologia, Matemática, Química, Humanidades e Ciências Sociais. Duas destas bolsas foram atribuídas a alunos do Mestrado em Engenharia Física.

Irving Valencia, aluno do 2º ano do Mestrado em Engenharia Física, ramo de Física da Informação, foi um dos premiados na área da Física. Está a desenvolver um projeto intitulado “Quantum Simulation of spin systems on Quantum Computers“, orientado por Joaquín Fernández-Rossier, do International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL).

A outra bolsa desta área foi atribuída a Maria Gabriela Oliveira, aluna do 1º ano do Mestrado em Engenharia Física, ramo de Física da Informação, que apresentou um projeto intitulado “Development of quantum computing algorithms for the modelling of air showers produced by cosmic rays“, com tutoria do docente Nuno Castro, da Universidade do Minho.

Os bolseiros irão participar num programa de enriquecimento de talento, com tutores e acompanhados por uma Comissão Científica de cada uma das áreas do programa. Estão previstas sessões de desenvolvimento pessoal em grupo, para estimular a criação de um ambiente de networking e partilha entre os bolseiros, que se possa manter mesmo depois desta terminar.

Partilhamos aqui os testemunhos destes alunos:

Quando descobriram o interesse pelas vossas área de estudo?

Irving: “Penso que não é possível indicar um momento em que tenha descoberto os meus interesses académicos. Desde que sou capaz de desenvolver raciocínios, que tenho este interesse no conhecimento nas áreas científicas, que se foi desenvolvendo com o tempo, com a aquisição de conhecimento e apoio dos meus pais. Com os anos entendi que o que podia resolver as minhas questões, era a o estudo da física e, desde aqui, a procura de respostas fez com que me interessasse mais pelas novas tecnologias, pelo seu potencial de uso para o estudo dos fenómenos físicos, para os quais ainda não temos resposta. Assim, a computação quântica é esta ferramenta que acredito que seja de muita utilidade para o estudo e compreensão do nosso universo.”

Maria Gabriela: “A escolha da física remonta à infância, remonta à época dos “porquês”. Desde sempre tive curiosidade e vontade de perceber melhor o mundo que me rodeia, o tempo, os astros, a gravidade. Enquanto crescia, as perguntas tornavam-se mais complexas e cada vez mais me embebia neste mundo, no explorar, no procurar, no querer saber. Assim, naturalmente, a escolha da Física, ou melhor Engenharia Física, foi uma consequência natural da vontade de querer saber e descobrir novas coisas neste campo que tanto me fascina. Acrescento que, tal como já referi, gosto em geral de Física, mas as áreas de interesse mais concretas, como por exemplo a Computação Quântica e as suas aplicações, foram surgindo com o contacto mais próximo com estas ao longo dos meus estudos.”

Como surgiu a oportunidade de concorrer a esta bolsa?

Irving: “Fui incentivado pelo professor Luís Barbosa a apresentar a candidatura, pois seria um reconhecimento importante dada a importância da fundação. E assim o fiz.”

Maria Gabriela: “Eu já conhecia este programa de edições prévias e através das redes sociais soube que as inscrições tinham aberto novamente. Fui verificar os regulamentos e percebi que cumpria os requisitos impostos.  Assim sendo, decidi candidatar-me.”

Em que é que esta bolsa irá ajudar os vossos trabalhos?

Irving: “O que espero com a bolsa é ter um guia importante no caminho da investigação científica, pois é o meu foco para o futuro. Permitirá ter novas experiências que incentivarão o meu percurso académico e desenvolver novas competências para abrir outras oportunidades no futuro.”

Maria Gabriela: “Com esta bolsa é mais fácil conciliar os estudos com a investigação e investir em formações complementares aos estudos académicos. Para além destes fatores, o programa também nos oferece uma rede de apoio e conhecimento que, sem dúvida, é importante para singrar na minha área de estudo.”

Parabéns Irving e Maria Gabriela!