“Best Paper Award” na área da Computação atribuído a alunos da EEUM

O artigo “ASPAS: As Secure as Possible Available Systems”, escrito em coautoria por Houssam Yactine, Ali Shoker, e George Younes, investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, e alunos do Programa Doutoral em Informática (MAP-i), recebeu o prémio “Best Paper Award” na 16ª edição da International Federated Conference on Distributed Computing Techniques (DisCoTec2021).

Os resultados desta investigação podem ser aplicados, por exemplo, às redes sociais, nas atualizações de estado como o número de likes ou comentários, ou a outros serviços online como a gestão de carrinhos de compras no comércio eletrónico ou até na edição online colaborativa de documentos.

Do ponto de vista científico, esta investigação propõe o sistema ASPAS, uma solução inovadora para sistemas com servidores geo-replicados que requerem uma latência muito baixa de resposta a clientes, admitindo que alguns dos servidores possam comportar-se de forma maliciosa.

Em concreto, a inovação baseia-se na combinação de uma abordagem otimista na execução de operações, permitindo assim responder rapidamente aos pedidos dos clientes, com a utilização de Conflict-free Replicated Data Types (CRDTs), que permitem delegar para uma fase posterior o processo e, com isso, garantir que o sistema se mantém coerente. Enquanto que as soluções existentes baseadas em CRDTs não garantem uma operação correta face à possibilidade de comportamento malicioso de algum dos servidores, o sistema ASPAS permite garantir a coerência do sistema e uma baixa latência de resposta, caso a proporção entre servidores maliciosos e servidores honestos esteja abaixo do limite definido, sendo assim mais aplicável na prática.

A conferência DisCoTec 2021 é um dos principais eventos patrocinados pela International Federation for Information Processing (IFIP) e a edição de 2021 reuniu três conferências principais: COORDINATION 2021, DAIS 2021 e FORTE 2021.

Os investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC mencionados na notícia são alunos do Programa Doutoral em Informática (MAP-i) da EEUM, e têm vínculo ao INESC TEC E VORTEX Colab.