Investigadores da EEUM vencem iProof da TecMinho

EARLY – PhagE towARds initiaL amYloide-beta foi um dos três grandes vencedores do Concurso de Financiamento de Provas de Conceito – iProof .

Este Projeto, liderado por Ivone Martins, investigadora do CEB, desenvolveu uma ferramenta baseada em bacteriófagos (vírus de bactérias), para diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, com elevado potencial terapêutico. O objetivo deste projeto no âmbito do iProof é estudar o efeito terapêutico desta ferramenta em modelo animal, através da realização de estudos cognitivos e comportamentais.

Da equipa também fazem parte Joana Azeredo e Alexandre Lima do CEB, Tiago Gil Oliveira do ICVS e Helmut Kessels da Universidade de Amesterdão.

Além do prémio de 10 mil euros, os investigadores também vão usufruir de 12 horas de consultoria para que possam trabalhar a vertente de negócio.

Mais info: https://www.tecminho.uminho.pt/noticia/divulgacao-de-resultados-do-concurso-de-financiamento-de-provas-de-conceito-iproof