fbpx

Centro de Engenharia Biológica comemorou 30 anos

Há 30 anos a desenvolver ciência de excelência em Portugal: o Centro de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia da UMinho está de parabéns, celebrando este aniversário em evento que decorreu no passado da 13 de junho, no campus de Gualtar.

O CEB conta atualmente com mais de 300 investigadores, dos quais 123 são doutorados, e tem um financiamento anual externo de 5,6 milhões de euros, incluindo da indústria.

63 patentes já concedidas, 17 empresas Spin-off e perto de 2 mil artigos publicados em revistas científicas de referência (últimos 6 anos). Estes são apenas alguns dos números que atestam o impacto e a qualidade da investigação científica realizada no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, uma das mais dinâmicas unidades de I&D do país, que este mês de junho celebra 30 anos.

A excelência da investigação científica realizada no CEB é ainda confirmada pelo facto do Centro estar entre as unidades de investigação com maior número de citações por artigo nas áreas da Engenharia Química e Bioquímica, além de ter, há vários anos, investigadores na lista dos mais citados do mundo. Dos perto de dois mil artigos publicados nos últimos seis anos, 75% são em revistas científicas que estão no quartil Q1, ou seja, onde se incluem as melhores 25%.

Um dos fatores de relevo deste Centro de Investigação é também o seu o alcance internacional. Além de atrair um elevado número de investigadores estrangeiros – de 47 países diferentes – tem duas bolsas financiadas pelo European Research Council (ERC) e participa em vários projetos europeus. De destacar ainda que 45% dos artigos publicados são em coautoria com equipas internacionais, além do o elevado número de colaborações internacionais, com entidades como o MIT, as Universidades de Harvard e Cambridge, entre várias outras.

A proximidade com a indústria está patente não só no número de empresas Spin-off que foram sendo criadas ao longo dos anos – 17 – e patentes concedidas – 63 – mas também na alargada rede de parcerias e projetos desenvolvidos com o setor empresarial, nomeadamente com grandes grupos internacionais como a DuPont, Johnson&Johnson, Chr Hansen, Veolia e Wetsus ou, em Portugal, com o Grupo SuperBock, Grupo RAR, The Navigator Company, Partex – Oil&Gas, GALP, Kyaia e Grupo Amorim.

A atuar nas áreas da biotecnologia e bioengenharia para os setores ambiental, saúde, industrial e alimentar, o CEB – Centro de Engenharia Biológica está integrado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Está dividido em 13 grupos de investigação e organizado em quatro linhas temáticas.

A Escola de Engenharia felicita o CEB por este longo e bem sucedido percurso e faz votos para que celebram muitas mais décadas de sucessos!