fbpx

Centro de Engenharia Biológica e Centro de Investigação em Sistemas Microeletromecânicos lançam LABBELS – Laboratório Associado

Criar soluções inovadoras e avançadas que vão ao encontro de uma economia sustentável, circular e neutra, juntando o melhor da biotecnologia e da bioengenharia aos sistemas microeletromecânicos. É esta a missão do LABBELS, um dos mais recentes laboratórios associados do país, cujos Objetivos e Plano Estratégico foram dados a conhecer no passado dia 9 de junho no Anfiteatro de Engenharia da UMinho, no Campus de Gualtar, em Braga.

Este Laboratório Associado, sediado na Universidade do Minho, junta duas importantes unidades de investigação desta instituição e que têm também forte impacto na ciência em Portugal: o Centro de Engenharia Biológica (CEB) e o Centro de Investigação em Sistemas Microeletromecânicos (CMEMS).

Os laboratórios associados são entidades cujo estatuto é concedido por um período de até 10 anos e que têm como objetivos assegurar a resposta de políticas públicas a desafios científicos, sanitários, sociais, ambientais e económicos, reforçar as atividades de investigação e a promoção das carreiras científicas ou técnicas para doutorados e aumentar a projeção internacional das atividades de ciência e tecnologia realizadas em Portugal.

É neste contexto que surge o LABBELS, assumindo como metas ser um líder nacional na investigação e inovação nas áreas de interface entre a Biotecnologia e os sistemas Microeletromecânicos. Liga 4 linhas temáticas bem estabelecidas no Centro de Engenharia Biológica (CEB) – Biotecnologia Industrial, Biotecnologia Ambiental, Biotecnologia da Saúde e Biotecnologia Alimentar, com a experiência em modelação computacional, micro/nano fabricação, integração e teste de dispositivos inteligentes, da Unidade de Investigação em Sistemas Microeletromecânicos (CMEMS).

Conheça melhor este novo laboratório associado aqui.