Alunos da EEUM desenvolvem projetos na área da Manufatura Avançada em 4 empresas de Braga

Face ao atual contexto em que vivem os alunos do ensino superior, Hélder Puga, docente do Departamento de Engenharia Mecânica, considerou ter chegado o momento para a criação de um “laboratório disciplinar que congregue o estudo da sala de aula com a colaboração do parceiro Industrial, numa perspetiva de valorização recíproca”.

Foi esta a base do desafio lançado pelo docente a quatro empresas do distrito de Braga e aos alunos da Especialização em Manufatura Avançada nas Unidades Curriculares Projeto de Fundição e Maquinagem e Comando Numérico, do Mestrado em Engenharia Mecânica.

A apresentação dos projetos desenvolvidos foi realizada nos dias 22 e 23 de junho junto das empresas associadas ao desafio: FAB – Fundição de Alumínio de Braga Lda, Firmago – Fundição de Alumínios, S.A., MCT – Metalúrgica Central da Trofa, Lda, e AMG Unipessoal, Lda – Maquinagem de Precisão. Com esta iniciativa, o docente pretendeu “implementar um curriculum de investigação/desenvolvimento/aplicação e experimentação na área da Manufatura Avançada, através da criação do “laboratório disciplinar” alicerçado na interligação da Universidade com o tecido Industrial da Região”. E ressalva “o conhecimento adquirido não se compreende sem a referência às bases teóricas que o aluno vai estabelecendo ao longo do seu percurso formativo, devendo este ser reforçado com a introdução de um novo interveniente “a Indústria”.

A abordagem implementada juntou os intervenientes Universidade, Docente, Aluno e a Indústria, no processo de lecionação, com benefícios claros para todos os intervenientes, quebrando-se a tradicional barreira da sala de aula, permitido uma articulação interativa e colaborativa entre todos os participantes.”

As empresas envolvidas partilham da mesma opinião e deixaram os seus testemunhos relativos a esta colaboração.

Apresentação do Projeto na FAB – Fundição de Alumínio de Braga Lda

Apresentação do Projeto na Firmago – Fundição de Alumínios, S.A.

Foi com prazer que a Firmago – Fundição de Alumínios, S.A. aceitou o desafio proposto pelo Professor Hélder Puga para trabalhar durante um semestre com a Carolina, o Damião, o Francisco, a Helena, a Sara e a Sílvia, estudantes de Engenharia Mecânica – Mestrado em Manufatura Avançada da Universidade do Minho, num projeto de Fundição e Maquinação. Os resultados atingidos, assentes numa visão disruptiva demonstram, não só o potencial de integrar os estudantes no tecido industrial como a funcionalidade das parcerias Universidade-Empresa. Esta cooperação e partilha entre as Universidades e as Empresas fomenta a criação de valor bidirecional e transformadora, com ganhos a longo prazo ao nível do conhecimento, do capital humano, da rentabilidade, da competitividade e da tecnologia.
Doutora Tânia Azevedo
Diretora Técnica da Firmago, S.A

Apresentação do Projeto na MCT – Metalúrgica Central da Trofa, Lda

As empresas são os parceiros naturais das universidades, ao nível do conhecimento que produzem e dos quadros que formam. Só com relações simbióticas entre o mundo real e a realidade académica – enquanto pontes bidirecionais, efetivas e concretas – é que a verdadeira inovação acontece e ganha sentido. E atrás desta vem o desenvolvimento, para as empresas como para a sociedade.
Engenheiro Rui Veloso
CEO

Apresentação do Projeto na AMG Unipessoal, Lda – Maquinagem de Precisão

O desafio proposto pelo Professor Hélder Puga trouxe vantagens não só para os alunos envolvidos mas também para a empresa AMG.. Para os alunos porque permitiu-lhes trabalhar um problema real, para a empresa porque foi abordado e desenvolvido um tema do seu interesse de uma forma mais detalhada, num decurso de tempo apropriado, algo que muitas vezes não é possível dentro de portas devido ao ritmo industrial.
Engenheiro Miguel Vieira
Colaborador da Empresa AMG

Educar para transformar o que sabemos e não para transmitir o que é conhecido.