fbpx

Centros de Investigação da EEUM recebem visita de diversas empresas com interesse nas suas áreas de atuação

O mês de fevereiro foi marcado pela visita de várias comitivas de empresas a atuar em setores associados à Engenharia, que vieram visitar e conhecer alguns dos Centros de Investigação da Escola de Engenharia, seus laboratórios e recursos.

A visita mais recente foi do grupo português Três60, ligado aos setores da Engenharia, das Telecomunicações e do Gás, ao qual foi apresentada a atividade do Centro ALGORITMI da Escola de Engenharia da UMinho e de projetos desenvolvidos na área da inteligência artificial, pelo professor Paulo Novais, seguindo-se visitas aos laboratórios do Grupo de Eletrónica Potência e Energia e de Secure IoT, dinamizadas, respetivamente, pelos professores Vítor Monteiro, Gabriel Pinto e Henrique Santos. Estão previstas ainda novas iniciativas noutras áreas de interesse do Grupo Três60, nomeadamente em Telecomunicações.

Também uma comitiva da Preh, multinacional de componentes eletrónicos para o setor automóvel, esteve no campus de Azurém, no passado dia 23 de fevereiro. O programa incluiu visitas aos laboratórios de Eletrónica de Potência e Energia e de Sistemas Embebidos do Centro ALGORITMI, ao Laboratório de Microfabricação e Integração de Sistemas do Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos, ao Laboratório de Fluídos do Centro de Investigação METRICS, ao Laboratório de Serviços de Caracterização de Materiais da Escola de Ciências e ao Laboratório de Processamento do Instituto de Polímeros e Compósitos, onde foram apresentados protótipos de eletrónica de potência para aplicações de qualidade de energia elétrica, energias renováveis e mobilidade elétrica, novos sensores para o setor automóvel, projetos de sistemas embebidos, componentes e superfícies multifuncionais, materiais poliméricos inovadores, bem como simulações de escoamento e processos térmicos em diversos ambientes e ensaios de caracterização térmica, mecânica e metalúrgica de materiais. Foram ainda realizadas apresentações sobre o Laboratório de Micronanofabricação, o Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos, o Centro de Física e sobre projetos desenvolvidos nas áreas da qualidade e smart manufacturing.

Ainda no mês de fevereiro, no dia 10, estiveram comitivas das empresas Proef e DSTelecom (esta última já com um projeto de €2M em curso com ALGORITMI) que tiveram a oportunidade de assistir a apresentações dos docentes e investigadores da Escola de Engenharia, Alexandre Santos, Henrique Santos, Adriano Moreira, José António Oliveira, Elisabete Sá e Paulo Afonso, referentes a projetos em curso relacionados com o desenvolvimento de redes de telecomunicação sustentáveis, neutral hosting, sistemas de monitorização de redes de telecomunicações, energia e mobilidade, modelos de negócio sustentáveis na área do 5G, conceção e otimização de redes FTTx, cidades inteligentes e Internet of Things. O programa incluiu ainda uma visita ao Laboratório Secure IoT e ao Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP).

Todas estas visitas tiveram em vista a avaliação de possíveis parcerias no âmbito de projetos estratégicos com elevado interesse para o desenvolvimento da região e do país.