fbpx

Claudia Silva premiada com Young Researcher Award, em Varsóvia

Cláudia Almeida Silva, investigadora do CMEMS, foi premiada com o Young Researcher Award no European Materials Research Society Fall Meeting 2025 (E-MRS Fall Meeting 2025), que decorreu em Varsóvia, Polónia entre os dias 15 e 18 de setembro de 2025.

A aluna de doutoramento em Engenharia de Materiais, que desenvolve a sua investigação sob a orientação da Doutora Margarida M. Fernandes e da Doutora Vanessa F. Cardoso, foi distinguida com o artigo “Detection of Protease Activity using a Paper based Sensor”.

Segundo a autora, “este trabalho descreve o desenvolvimento de um sensor colorimétrico baseado em papel, funcionalizado de forma a detetar a atividade de proteases, fatores de virulência secretados por bactérias patogénicas associados a diversas doenças, como cancro e infeções.”.

“O artigo apresenta o desenho e o fabrico do sensor, incluindo a sua funcionalização e a sua aplicação em ensaios biológicos. Apresenta também os limites de deteção alcançados, evidenciando o potencial desta tecnologia como uma solução simples, portátil e de baixo custo para a monitorização da atividade virulenta em contextos biomédicos e ambientais”, complementa Cláudia Silva.

O prémio foi igualmente acompanhado por um apoio financeiro destinado a reforçar e incentivar o prosseguimento das suas atividades de investigação.

Este trabalho insere-se num projeto mais vasto relativo à mecanobiologia de entidades biológicas de plantas e de animais, parte do projeto estratégico do CMEMS.