UMinho reinventa uma vez mais a garrafa de gás PLUMA

Quem nunca ouviu falar da PLUMA?

A garrafa de gás mais leve e atrativa no mercado nacional, propriedade da Galp, teve na sua génese, em 2005, um importantíssimo contributo de Engenharia de Polímeros da Escola de Engenharia da UMinho, num projeto liderado pela empresa Amtrol-Alfa e com o envolvimento do PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros. A solução, na altura, passou por utilizar, na parte estrutural da garrafa, camadas de um resistente e inovador material compósito de matriz termoplástica (PP reforçado com fibras de vidro contínuas) sobre um núcleo muito fino de aço. Este tipo de construção permitia reduzir para o peso da garrafa metade e garantir a sua reciclagem e segurança nas condições mais severas de trabalho.

Para além de selecionar os materiais e o método de fabrico a aplicar, o PIEP recorreu a métodos avançados de cálculo para comprovar a resistência da nova garrafa nas condições mais severas de trabalho e efetuou ensaios para garantir a sua segurança nas mais inesperadas situações de funcionamento, como seja, o risco de ocorrerem descargas electrostáticas perigosas durante a sua passagem pelas linhas de enchimento.

Os prestigiosos prémios internacionais atribuídos à PLUMA, “Spirit of Conquest” na maior feira mundial da indústria de compósitos (JEC 2005) e o de Design, da IF em 2006, são a melhor demonstração da excelente qualidade da sua conceção e design. O sucesso deste projeto, totalmente nacional evidenciou, pois, quão determinante pode ser para o relançamento dum tecido industrial português mais competitivo e sustentado, a aposta num modelo correto de cooperação entre Instituições de I&D e Indústria.

Prova deste sucesso é o renascimento da PLUMA, em 2022, novamente com o contributo da UMinho, como a “garrafa de gás mais inteligente do mundo”, desta feita com a parceria em I&D com a TecMinho, do Grupo de Investigação da Escola de Ciências da UMinho Eletroactive Smart Materials, e da Spin-Off UMinho W4A-Wise4Automation para o desenvolvimento do sistema de deteção de nível de gás, que traduz o “update” ao produto e a inovação que permite aos utilizadores desta garrafa de gás saber em que nível de gás se encontra o recipiente. Os portugueses utilizadores deste produto poderão assim ficar a conhecer melhor os seus consumos e, assim, gerirem melhor os seus gastos.

Parabéns a todos os envolvidos!

Mais informações sobre a Pluma aqui.