Docente da EEUM representa o Estado Português no Conselho do INL

Madalena Alves, professora catedrática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e diretora do CEB – Centro de Engenharia Biológica, é uma das duas novas representantes do Estado português no Conselho do INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory.

A par da professora da EEUM foi ainda nomeada Elvira Fortunato, professora catedrática da FCT NOVA.

O ministro da Ciência sublinhou o reforço do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), sediado em Braga, com “duas grandes cientistas portuguesas”, para garantir que aquela instituição “está ao melhor nível do que se faz na Europa”.

Na apresentação de Elvira Fortunato e Madalena Alves como as novas representantes do Estado português no Conselho do INL, que decorreu no passado dia 07 janeiro, Manuel Heitor afirmou ainda que a estratégia científica portuguesa “sempre foi competir com os melhores”.

Decidimos reforçar o Conselho do INL com duas grandes cientistas portuguesas, para poder garantir que nos próximos anos o INL está ao melhor nível do que se faz na Europa, para poder competir com as grandes instituições europeias”, referiu.

Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o objetivo é ainda reforçar o papel do INL nas relações Portugal-Espanha e o papel da Ibéria na Europa.

A estratégia científica portuguesa sempre foi competir com os melhores, o INL tem de competir com os melhores em toda a Europa”, enfatizou.

Por sua vez, Madalena Alves da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, destacou o “enorme potencial de inovação e transferência de tecnologia para a indústria” existente no INL. Esse será o caminho óbvio para o futuro”, referiu.

A Escola de Engenharia parabeniza a professora Madalena Alves pela nomeação!