fbpx

EEUM lidera o projeto internacional STEAMigPOWER

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho está a coordenar o projeto Erasmus+ STEAMigPOWER “STEAM approaches at higher education for mIGrants, refugees and asylum seekers’ empowerment”. O projeto envolve vários centros de investigação da Escola de Engenharia – Centro ALGORITMI, ISISE e CEB – e a Presidência da Escola.

O projeto centrar-se-á no desenvolvimento de cursos STEAM a serem oferecidos a migrantes, refugiados e requerentes de asilo, nomeadamente mulheres e alunos do ensino secundário (15 – 18 anos), que são particularmente vulneráveis à marginalização em STEAM. O consórcio desenvolverá cinco cursos, principalmente nas áreas de meio ambiente, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável, o que vai quer ao encontro das prioridades europeias, quer das necessidades dos países de origem destas comunidades, preparando-os não só para permanecerem na Europa como para retornar aos seus países de origem, quando os conflitos terminarem, com as ferramentas e habilidades adequadas para os reconstruirem de forma sustentável.

Os cursos STEAM serão oferecidos presencialmente nas Instituições de Ensino Superior parceiras e em formato online, com o objetivo de chegar a todos os migrantes interessados, independentemente de onde estejam localizados. O programa presencial será complementado com um programa sobre Inclusão Social e Digital Storytelling, que fornecerá aos participantes as habilidades para criar histórias digitais.

“As Instituições de Ensino Superior devem desempenhar um papel ativo na integração social, educacional e laboral das comunidades migrantes, especialmente a refugiados e requerentes de asilo, que normalmente têm condições mais desfavoráveis para uma integração adequada em países de reassentamento. Foi com esta motivação que este projeto foi criado, tendo como objetivo principal o de atrair estes migrantes para o Ensino Superior, sobretudo para as áreas de Engenharia, tendo em conta as necessidades do mercado de trabalho” revela Sofia Barbosa Pereira, Investigadora Principal do projeto na UMinho.

O projeto, financiado pela Comissão Europeia com um orçamento global de 400.000,00€, integra uma parceria internacional equilibrada formada pela UMinho (Portugal), Università degli Studi di Perugia (Itália), Fundação Solidária da Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade Aristóteles de Thessaloniki (Grécia), Middle East Technical University (Turquia) e S.E.A.L Chipre (Chipre). O consórcio foi cuidadosamente escolhido tendo em conta as rotas migratórias mediterrânicas e o impacto da crise migratória nesta região. Todos os parceiros estão verdadeiramente comprometidos com a missão de integrar os migrantes, trabalhando juntos para estabelecer uma plataforma que oferecerá cursos STEAM, habilidades e competências voltadas para essas comunidades, e criando uma rede de IES e outras organizações que trabalharão a longo prazo em torno deste mesmo objetivo.

O projeto começou em dezembro de 2022 e terá uma duração de 36 meses.

Pode seguir as plataformas de redes sociais para o projeto nos seguintes links:

https://www.facebook.com/steamigpower

https://www.linkedin.com/company/steamigpower

https://twitter.com/steamigpower

https://www.instagram.com/steamigpower/