fbpx

EEUM no UMinho Research and Innovation Open Days

A Universidade do Minho (UMinho) promoveu de 11 a 14 de novembro, no campus de Gualtar, em Braga, a 2.ª edição dos “UMinho Research and Innovation Open Days”, um evento que dá a conhecer o melhor da investigação e inovação desenvolvidas na instituição e promove o diálogo entre academia, indústria e sociedade.

Ao longo de quatro dias, o programa reuniu 13 sessões, que incluíram apresentações de estudantes de mestrado, doutoramento e investigadores em início de carreira, a divulgação de projetos de investigação internacionais liderados por investigadores da UMinho, quatro mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais sobre os desafios atuais e futuros da Investigação e Inovação, e cinco workshops temáticos abertos à comunidade.

A Escola de Engenharia esteve representada em vários momentos deste programa, nomeadamente através do alumnus Gil Sousa, fundador da ESI Robotics, que participou na mesa redonda “Digital Transformation and Collaborative Innovation: Connecting Academia and Industry”, de Paula Varandas Ferreira, diretora do ALGORITMI, na mesa redonda “Decarbonisation and a Just Climate Transition: Technological and Social Challenges”, de Eugénio Campos Ferreira, investigador do CEB, que moderou a mesa redonda “Open Science Support Services at UMinho: Use Cases and Pratical Demonstrations, de Paulo Ramísio, Presidente da TecMinho e investigador do CTAC e de António Vicente, Presidente da EEUM na mesa redonda “Research Culture, Careers and Security: Safeguarding the Future of Global Science, entre vários outros membros da EEUM que apresentaram resumos dos seus trabalhos nestes open days.

 

O evento arrancou no dia 11 de novembro, com a sessão de abertura presidida por Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho, e contou ainda com Sandra Paiva, Vice-Reitora para a Investigação e Inovação. Seguiu-se a mesa-redonda “Digital Transformation and Collaborative Innovation: Connecting Academia and Industry”, com representantes da indústria, da COTEC e da Agência Nacional de Inovação. O segundo dia, 12 de novembro, foi dedicado à nova geração de cientistas, com as “UMinho Graduate & Postdoctoral Research Flash Talks”, onde 10 jovens investigadores apresentaram os seus trabalhos em comunicações orais de três minutos, selecionadas entre os resumos submetidos.

A manhã incluiu ainda a sessão “UMinho at the Forefront of Science and Innovation: Leading International Research Projects”, uma mostra de Projetos de Investigação internacionais liderados pela UMinho e a mesa-redonda “Decarbonisation and a Just Climate Transition: Technological and Social Challenges”.

Nos dias 13 e 14 de novembro, o foco recaiu sobre a cultura científica, as carreiras, a segurança e a liderança académica, com workshops conduzidos por especialistas de renome, como Robert Harris (Karolinska Institutet, Suécia) e Jorge Araújo (Team Work). As sessões incluíram ainda debates em torno de vários outros temas como “Open Science Support Services at UMinho”, “Contratação Pública: desafios, oportunidades e boas práticas, em especial no âmbito do PRR” e “Image Analysis in the Age of AI: Reflections and ImageJ Highlights”. A mesa-redonda “Research Culture, Careers and Security: Safeguarding the Future of Global Science” trouxe à discussão temas cruciais sobre o futuro da ciência, com representantes da FCT, INL, eTecMinho.

O evento terminou a 14 de novembro com a mesa-redonda “New Global Challenges and Opportunities in Research and Innovation: Strengthening Cooperation and Science Diplomacy”, que contou com representantes do COMPETE2030, da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR e da CCDR-Norte.

A sessão de encerramento às 18 horas foi presidida por Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, e contou com Sandra Paiva, vice-reitora na instituição.