João Luíz Afonso reeleito Diretor do Departamento Eletrónica Industrial.

João Luiz Afonso, Professor Associado com Agregação, foi reeleito no passado dia 11 janeiro, diretor do Departamento de Eletrónica Industrial, para o bi-énio 2019-2021. A equipa da direção conta ainda com Graça Maria Henriques Mina, Professora Associada do DEI, como diretora-adjunta.

João Luíz Afonso licenciou-se e tornou-se mestre em Engenharia Electrotécnica, em 1986 e 1991 respectivamente, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2000 obteve o grau de Doutor em Engenharia Electrónica Industrial pela Universidade do Minho. Trabalha no Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho desde 1993, onde é Professor Associado. É docente nas disciplinas  Máquinas Elétricas, Complementos de Eletrónica de Potência, Sistemas de Energia, Qualidade de Energia Elétrica, Filtros Ativos de Potência e Energias Renováveis. É investigador e lidera o Grupo de Energia e Electrónica de Potência (GEPE) do Centro Algoritmi da Universidade do Minho.

O Departamento de Eletrónica Industrial (DEI) da EEUM desenvolve atividades de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade.Tem como principais projetos de ensino o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações e o Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. As principais áreas de investigação são Controlo, Automação e Robótica; Eletrónica e Instrumentação; Eletrónica de Potência e Actuadores; Informática Industrial e Telecomunicações.