Programa VEM 2023 – Vem Experimentar a UMinho na EEUM

“Engineering for a better Future”, foi o mote da Escola de Engenharia para o programa “VEM 2023 – Vem experimentar a Uminho”.

Reformado o antigo programa “O Melhor Estudante”, o VEM reuniu 160 alunos, selecionados pelas Escolas Secundárias da Região de Braga e Viana do Castelo, com as melhores médias do 11º e 12º ano, sendo que 29 estudantes selecionaram a Escola de Engenharia para esta experiência.

Os estudantes foram entrevistados, tendo sido solicitada a escolha de 2 das seguintes áreas: Cidades, Energia, Mobilidade, Saúde e Bem-estar ou Sustentabilidade, para depois serem integrados em atividades alusivas a estes temas, nos diferentes centros de investigação e/ou departamentos da EEUM.

No arranque desta iniciativa e a acolher estes alunos estiveram presentes os membros da Presidência da EEUM, bem como com os Diretores de Curso, para uma apresentação inicial sobre a oferta educativa da EEUM. Integraram ainda esta “comitiva de acolhimento” dois alumnis, a FSUMinho (Formula Student UMinho) e a EPIC Júnior – Júnior Empresa de Engenharias da UMinho.

O principal objetivo deste programa é não só mostrar a atratividade da nossa oferta educativa, mas também tornar estes estudantes embaixadores da Escola de Engenharia nas suas escolas. Este contacto de proximidade com os investigadores da EEUM foi uma experiência única, e apenas acessível a este grupo de alunos, como prémio de mérito.

A Escola de Engenharia pretendeu demonstrar a interligação entre áreas do saber a estes estudantes pré-universitários, e que o objeto de estudo na oferta educativa da EEUM é muito amplo.

No programa VEM 2023 da Escola de Engenharia não faltaram, também, atividades transversais acerca da gestão de carreira, importância de soft-skills, comunicar ciência e elaboração do CV.

Os jovens acolhidos pelo VEM 2023 são alunos das seguintes escolas secundárias: Amares, Arcozelo, Caldas das Taipas, Caldas de Vizela, Camilo Castelo Branco, Fafe, Francisco de Holanda, Infías, Monção, Padre Benjamim Salgado, Pintor José de Brito, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso, Santos Simões, Vale D’Este – Viatodos, Vieira de Araújo e Vila Verde.