Município de Braga recorre ao Departamento de Engenharia Civil face a risco de desmoronamento

No passado dia 27 de outubro, os moradores de um edifício localizado no cruzamento entre a Praça do Município e a Rua Frei Caetano Brandão (Braga), por suspeita de risco de desmoronamento, foram realojados temporariamente noutro local e os cinco estabelecimentos comerciais desse edifício encerrados.

Nesse contexto, o Município de Braga comunicou que “foi solicitado ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho um estudo independente para avaliação de risco real e proposta de soluções que garantam a segurança de todos os munícipes”.

“Até à conclusão do referido estudo, que se reveste de um grau de complexidade elevado, será assegurado aos moradores uma solução de habitação alternativa e o comércio localizado nas imediações manter-se-á encerrado.”

De acordo com a Autarquia, “também o acesso pedonal às proximidades do prédio continuará interdito e mantêm-se os condicionamentos de trânsito introduzidos, nomeadamente o corte parcial da circulação automóvel na Rua Frei Caetano Brandão e na Praça do Município.

Paulo Lourenço e Tiago Miranda foram os elementos do Departamento de Engenharia Civil responsáveis pelo estudo que permitiu ao Município de Braga, no passado dia 30 de outubro, emitir novo comunicado referindo a autorização de regresso dos moradores às suas habitações no edifício em causa, bem como os lojistas: “Após avaliação da estrutura do prédio localizado no cruzamento entre a Praça do Município e a Rua Frei Caetano Brandão por técnicos especializados do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, juntamente com a Proteção Civil Municipal, informa-se que os moradores do referido prédio estão autorizados a regressar às suas habitações e o comércio será reaberto de imediato”, refere o comunicado.

De acordo com a Câmara de Braga, “a decisão surge na sequência da análise de dados obtidos durante estes dias que afastam a possibilidade de risco de desmoronamento do edifício e garantem a total segurança de pessoas e bens”.

Ainda assim, segundo a autarquia, o Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho “efetuará estudos complementares durante as próximas semanas para monitorizar a evolução da situação”. “A normal circulação automóvel na Rua Frei Caetano Brandão foi já restabelecida na via mais afastada do prédio, no sentido Rua D. Afonso Henriques e Largo Paulo Osório. A via que dá acesso ao Largo do Pópulo mantém-se interdita ao trânsito automóvel e à circulação pedonal para realização de trabalhos”, esclarece o comunicado.

O apoio do Departamento de Engenharia Civil tem sido diversas vezes requisitado, neste e noutros tipos de circunstâncias, pelos vários municípios da região, prova irrefutável do reconhecimento do seu conhecimento e profissionalismo, que muito prestigia a Escola de Engenharia da UMinho.

FONTE: Jornal de Notícias