Câmara Municipal de Esposende enaltece desempenho de docentes do DEC

Na madrugada do dia 23 de novembro ocorreu um escorregamento de terras na freguesia de Palmeira de Faro, Esposende, distrito de Braga, que vitimou um casal de 22 anos. Nesse contexto, a ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil solicitou apoio à Universidade do Minho para os trabalhos técnicos de socorro tendo sido o docente do Departamento de Engenharia Civil, Tiago Miranda, destacado pela Universidade para esses trabalhos.

Posteriormente, o docente Eduardo Pereira e o Investigador Vítor Cunha, igualmente pertencentes ao Departamento de Engenharia Civil, e o Professor António Vieira do Departamento de Geografia da UMinho juntaram-se ao Professor Tiago Miranda formando a equipa UMinho para prosseguimento dos trabalhos solicitados. Estes consistiram no apoio à coordenação dos trabalhos de retirada das vítimas mortais, à estabilização provisória do talude colapsado e à avaliação da necessidade de desalojamento provisório das famílias das habitações próximas à derrocada por risco de instabilizações adicionais.

No seguimento desta avaliação foi decretado o estado de alerta e desalojadas provisoriamente 8 famílias até que uma avaliação técnica solicitada igualmente à UMinho avaliasse o grau de risco inerente trabalho que já foi concluído.

Entretanto, o Município de Esposende solicitou à UMinho e ao LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, um estudo para determinar as causas mais prováveis para o sucedido e, na pessoa do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, foi endereçado um agradecimento especial ao docente Tiago Miranda e restantes elementos do DEC pelo apoio técnico, “disponibilidade, profissionalismo e  sentido de responsabilidade demonstrados perante uma situação tão delicada foram e continuam a ser determinantes em todo este processo”.

A Presidência da EEUM e a direção do Departamento de Engenharia Civil felicitam o docente Tiago Miranda “por esta (mais uma) interação com a comunidade que muitos nos prestigia”.