Investigador da EEUM no Meetup Distributed Systems Lisbon

Fábio Coelho, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho participou na 2ª edição do Meetup Distributed Systems Lisbon, que decorreu no passado dia 18 de dezembro, na grow.inc spaces, em Lisboa.

Este evento, organizado pela MemSQL em Portugal, empresa de base de dados sediada na Califórnia, teve como objetivo dinamizar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área de sistemas distribuídos, em concreto, nas vertentes da investigação e aplicação, potenciando assim a discussão de temas de relevo entre a comunidade.

A participação de Fábio Coelho, com o tema Polyglot Data Management, abordou as necessidades de processamento e armazenamento de dados que advém do uso de infra-estrutura de cloud computing para alojar e escalar o processamento em bases de dados.

Além disso, esta participação teve também como objetivo dinamizar as competências do HASLab nesta área de investigação e potenciar parcerias e, em concreto, co-orientações de trabalhos de mestrado, entre o HASLab e parceiros na indústria com atividade na mesma área de trabalho.

De referir que este evento tem a regularidade de dois meses e a segunda edição contou com a participação de cerca de 20 pessoas.