Investigadores do CEB em Simpósio promovido pela Universidade de Yale

José Teixeira, no Comité Organizador e Científico, e António Vicente, na organização, ambos investigadores do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho, participaram no 5th International Yale Symposium on Olive Oil & Health. O evento, que aconteceu de 10 a 13 de dezembro, em Oliveira do Hospital, foi promovido pela Universidade de Yale, dos Estados Unidos, sendo realizado em Portugal em parceria com a Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação.

O simpósio internacional incidiu sobre os desafios científicos e tecnológicos enfrentados pela indústria do azeite, desde o cultivo da oliveira até à produção, e contou com uma forte componente de base científica. Entre debates, apresentações, mesas-redondas e até sessões de degustação, o objetivo da iniciativa foi fortalecer relações entre profissionais e instituições, fossem elas de âmbito científico, económico, académico ou social.

Na 5.ª edição do evento, fundado pela Yale School of Public Health, o programa incidiu sobre diferentes temáticas, desde o papel do azeite na saúde pública, global e planetária, políticas e regulamentações e comercialização. Esta iniciativa promoveu também o debate sobre a literacia de mercado, bioeconomia, circularidade, sustentabilidade, alterações climáticas, entre outros.

José Teixeira é uma referência na biotecnologia industrial e biotecnologia alimentar, integrando o Comité Organizador e Científico do evento, enquanto António Vicente é um dos elementos da Organização do simpósio internacional.

A Universidade de Yale, fundadora do evento internacional, é atualmente a 10.ª melhor universidade do mundo, segundo o The World University Ranking, e a 16.ª melhor, de acordo com o QS World University Ranking. A par disso, a universidade norte-americana faz parte da restrita Ivy League, que reúne um grupo de instituições de Ensino Superior de excelência nos Estados Unidos, sendo uma das melhores academias do país.

Em Portugal, a BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação é uma entidade que visa dinamizar a Bioeconomia e Economia Circular, tendo ganho um importante prémio e reconhecimento pela Comissão Europeia, em 2016, como o melhor projeto em Economia Circular a nível Europeu.