DataCoLAB liderado pela SGS conta com a participação da UMinho

O Laboratório Colaborativo para Serviços de Inovação Orientados para os Dados – DataCoLAB foi constituído formalmente a 16 de julho, em Viana do Castelo.

O DataCoLAB, reconhecido como Laboratório Colaborativo pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) por um período de cinco anos, renovável, após um processo de avaliação por um painel de peritos internacionais, é composto por diversas entidades, sendo liderado pela empresa multinacional SGS e copromovido pelas empresas FI Group e Smartwatt. Em representação do mundo científico, esta estrutura conta com a presença do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade do Minho, a Universidade do Porto e a Universidade Nova de Lisboa. A Câmara Municipal de Viana do Castelo é parceira desta dinâmica, detendo um papel primordial para que este género de iniciativas possa acontecer na sub-região do Alto Minho.

Este Laboratório Colaborativo visa a promoção e o exercício de iniciativas e atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) orientadas para a criação de um ecossistema de inovação intersectorial, com stakeholders multidisciplinares, que irá utilizar dados para redefinir a forma como produzimos, consumimos e vivemos, desde a geração e estandardização de dados até à análise dos dados e desenvolvimento de ferramentas de apoio à tomada de decisão, garantindo a integridade e segurança dos dados ao longo de toda a cadeia de valor. O consórcio compreende as especificidades das diferentes cadeias de valor, identificando, portanto, alguns espaços de dados para desenvolver serviços específicos e iniciativas de inovação.

O DataCoLAB desenvolverá, então, conhecimentos específicos e tangíveis que serão transferidos para o mercado a fim de manter e aumentar a competitividade das empresas e também para aumentar a sensibilização para a necessidade de adaptar estas empresas à realidade emergente da inovação impulsionada pelos dados. Irá, também, responder as necessidades concretas do mercado, alicerçando os seus desenvolvimentos nos desafios reais das distintas cadeias de valor. A criação e promoção de Laboratórios Colaborativos, através do Programa Interface, tem tido como objetivo principal criar, direta e indiretamente, emprego qualificado em Portugal, em estreita associação com a valorização social e económica do conhecimento.

Paulo Sampaio, docente da Escola de Engenharia que liderou o envolvimento da UMinho na criação deste novo Laboratório Colaborativo, refere que “no mundo atual em que vivemos, uma estrutura desta natureza e com os objetivos a que o DATA CoLAB se propõe é de extrema pertinência a sua criação. Face à imensidão de dados que diariamente são gerados pelas diferentes organizações, quer nacionais quer à escala mundial, obriga a que existam ferramentas e se desenvolva trabalho no sentido de ajudar na interpretação desses dados, de forma a retirar-se informação com qualidade que permita melhor suportar as decisões tomadas. Tendo a Universidade do Minho, em particular o Centro ALGORITMI da Escola de Engenharia, investigadores internacionalmente reconhecidos na área das ciências de dados, era “obrigatório” estarmos neste projeto, o qual é, sem dúvida, importante para a região do Minho e Norte de Portugal, mas obviamente também para o país.” Ainda no que diz respeito à participação da UMinho neste Laboratório Colaborativo, o docente salienta também que “a UMinho foi convidada para presidir ao Conselho Científico do DATA CoLAB, o que nos deve deixar orgulhosos, pois é, de certa forma, um reconhecimento da importância da nossa Universidade nesta área científica”.

– Vídeo promocional aqui

– Vídeo de apresentação – out’2020, aqui