A Escola de Engenharia da Universidade do Minho, representada pelo seu Presidente, Professor Pedro Arezes, foi distinguida a 24 de junho com a Medalha de Honra da Câmara Municipal de Guimarães, pelo trabalho exemplar na formação, na investigação e na transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade.
Paulo Novais, professor catedrático da Escola de Engenharia e coordenador do maior laboratório associado nacional (LASI), recebeu a Medalha de Mérito Científico.
Os momentos estiveram inseridos na cerimónia solene do Dia do Município, que decorreu às 18h30, no campo de S. Mamede, com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. Essa sessão solene assinala assim o Dia Um de Portugal (896 anos da Batalha de S. Mamede), quando em 1128 as tropas de Afonso Henriques derrotaram os apoiantes de sua mãe, D. Teresa, comandados pelo conde galego Peres de Trava, conseguindo a independência do Condado Portucalense.
O Município atribuiu ainda a Medalha de Mérito Social à Irmandade de São Torcato e Roriz Mendes, a Medalha de Mérito Cultural foi entregue a Rodrigo Areias, a Medalha de Mérito Desportivo premiou Dulce Félix, do atletismo, e Rui Bragança, do taekwondo, e a Medalha de Mérito Empresarial foi entregue a Cristina Vaz.
A EEUM tem sido exemplar na formação e na transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade. É a maior Escola da UMinho, com nove departamentos (Informática, Produção e Sistemas, Eletrónica Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros e Engenharia Têxtil) e nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs). Tem 263 docentes de carreira, 132 investigadores doutorados e mais de 100 técnicos. No último ano letivo integrou cerca de 7800 estudantes, distribuídos por 15 licenciaturas, 13 mestrados integrados, 36 mestrados e 20 programas doutorais.
Paulo Novais nasceu há 57 anos em São Torcato, Guimarães. É doutorado em Informática pela UMinho, na qual é professor catedrático do Departamento de Informática e lidera o laboratório ISLab do centro de investigação ALGORITMI. Dirige também o LASI – Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes, com mais de 500 cientistas de sete academias, e a assembleia-geral da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial. Representa Portugal nas comissões de Inteligência Artificial da International Federation for Information Processing (IFIP) e da International Organization for Standardization (ISO), sendo também membro sénior do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Colaborou como perito da Comissão Europeia, venceu prémios científicos em vários países, coordenou e participou em diversos projetos de I&D, orientou mais de uma centena de teses e é (co)autor de mais de 400 publicações científicas.
* Vídeo da cerimónia (1h30m): Facebook