No passado dia 19 de junho a EEUM recebeu a ‘Unidade de Robótica e Tecnologias Inovadoras’ dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Esta unidade tem como missão promover, implementar e dinamizar soluções nas áreas da robótica, wearables, IoT e Inteligência artificial na Saúde.
Durante a visita, a Dra. Maria do Carmo Borralho e a Dra. Ana Taleigo – em representação dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – reuniram com membros dos Centros de Investigação Algoritmi e CMEMs, e numa conversa aberta houve uma troca de partilhas sobre os vários projetos de I&D com potencial de gerar soluções inovadoras para a saúde.
Exemplos apresentados são o desenvolvimento de Ferramentas de apoio à tomada de decisão no diagnóstico precoce de doenças neurológicas (e.g. diferentes tipos de Parkinsonismo) e doenças raras (Doença Fabry), próteses personalizadas, dispositivos de apoio à marcha, robots assistentes para cirurgias minimamente invasivas (neurocirurgia e cirurgia às varizes), robótica e autismo, exoesqueletos controlados pelo cérebro, entre outros.