Fibrenamics Green da UMinho finalista dos prémios Regiostars

Fibrenamics GreenA plataforma ‘Fibrenamics Green’, criada na Universidade do Minho para desenvolvimento de produtos aproveitando resíduos industriais, é um dos 25 projetos finalistas aos prémios Regiostars 2020 da Comissão Europeia, hoje conhecidos, que distinguem boas práticas apoiadas por fundos comunitários.

Desenvolvido pela Plataforma Internacional ‘Fibrenamics’ da Universidade do Minho, em parceria com o Centro para a Valorização de Resíduos, em Guimarães, o projeto agora finalista tem como finalidade promover a utilização de resíduos de várias indústrias em novos produtos inovadores, criando valor.

“A ‘Fibrenamics Green’ pretende agregar num espaço comum os vários ‘players’ de toda a cadeia de valor do processo de geração e valorização de resíduos, potencializando a transferência de conhecimento interdisciplinar e multissetorial, no desenvolvimento dos produtos com base em resíduos, impulsionados pelo conhecimento científico e tecnológico”, pode ler-se na página da plataforma.

Com um custo total elegível de 553 mil euros, o projeto foi cofinanciado em 470 mil euros pela União Europeia, através do FEDER — Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no programa operacional regional Norte 2020.

Para o Registars 2020, a ‘Fibrenamics Green’ concorre na categoria “Economia Circular para uma Europa Verde”, juntamente com mais quatro candidatos.

Adicionalmente, a ‘Fibrenamics Green’ e concorre com os 25 finalistas das cinco categorias a concurso para o Prémio do Público.

O vencedor da edição de 2020 do galardão entregue pela Comissão europeia desde 2008 será decidido por um júri e conhecido a 14 de outubro, num evento inserido na Semana Europeia das Regiões e Cidades.

Notícia Completa em: https://www.noticiasaominuto.com/tech/1526781/fibrenamics-green-da-uminho-finalista-dos-premios-regiostars?fbclid=IwAR3tfU2vPP_BEZSK5Q8EdEDXUBj9Clzhva2cIaHQGhPMatGMteDuoPb4A7w