Investigadores da EEUM acompanham implementação de projeto em Moçambique

Uma equipa de investigação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, composta por membros dos Departamentos de Eletrónica Industrial (Sérgio Coelho e Carlos Martins) e de Engenharia Mecânica (Professor Caetano Monteiro), deslocou-se até Maputo a fim de acompanhar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto PV4SUSTAINABILITY. Após a receção por parte do Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Professor Doutor Jorge Ferrão, foi possível visitar os laboratórios de Eletrónica e de Telecomunicações da Universidade, juntamente com o Professor Uranio Mahanjane. Para além da componente técnica do projeto e a troca de informações e conhecimento, a partilha de experiências entre a Universidade do Minho e a Universidade Pedagógica assumem-se como uma das grandes valências deste projeto, onde a cooperação entre ambas as partes tem sido fundamental para sucesso deste projeto.

O projeto PV4SUSTAINABILITY, iniciado em 2018 em cooperação com a Universidade Pedagógica de Maputo, visa o estudo e desenvolvimento de um sistema capaz de efetuar a bombagem e irrigação de água com recurso a um conjunto de módulos solares fotovoltaicos. Complementarmente, fora dos períodos de bombagem, os módulos fotovoltaicos são ainda responsáveis pela carga de um conjunto de baterias, garantindo, assim, um constante fornecimento de energia a uma comunidade isolada. O acesso a eletricidade e água, é considerada uma necessidade básica à qual milhões de pessoas ainda não têm acesso em todo mundo, como é o caso de Moçambique, motivo pelo qual, este projeto assume um elevadíssimo cariz social, bem como tecnológico.

Apesar de um dos objetivos do projeto ser a sua fácil replicabilidade, independentemente da localização geográfica, a implementação do PV4SUSTAINABILITY decorreu em Marracuene, Maputo, uma área especialmente adequada ao desenvolvimento de soluções solares fotovoltaicas. O contacto diário com a comunidade de Marracuene é também ele bastante próximo, pretendendo-se dar formação técnica aos locais, criar bases para programas de nutrição e, fundamentalmente, que o projeto atenda às necessidades da comunidade.