IN & OUT: Mobilidades no âmbito do programa ERASMUS

Durante o mês de junho, alguns colaboradores da EEUM realizaram missões de formação no âmbito do programa ERASMUS, uma aposta da UMinho que procura promover uma maior competitividade dos seus trabalhadores docentes e não docentes. Seguem os testemunhos das experiências de mobilidade dos colaboradores.

De 17 e 21 de junho tive a oportunidade de participar numa International Week na Middle East Technical University. Sob o tema “Re-Thinking Internationalization” foram vários os debates e workshops onde a partilha e a troca de experiencias foram o principal mote. Tive a oportunidade de lidar com culturas diferentes, linguagens e modos de interação diferentes, o que deu significativo upgrade da minha visão do mundo; em particular permitiu adquirir novos conhecimentos para aplicar em tarefas na área da internacionalização.

Esta experiência ajudou-me a perceber que no meio de tantas diferenças, sejam as sociais, culturais ou económicas, partilhamos sonhos e preocupações semelhantes.

Há sempre um desconforto associado ao desconhecido!

Há sempre valor acrescentado em conhecer novas realidades, novas pessoas, novas perspetivas.

Sara Mota – Escola de Engenharia

Tive a oportunidade de fazer uma mobilidade ao abrigo do programa Erasmus + na Middle East Technical University, em Ancara, capital da Turquia. Nesta Staff Trainning Week, com o tema “Re-Thinking Internationalization”, discuti assuntos como os desafios e as crises da internacionalização, como captar e acolher novos alunos, diferenças culturais e estratégias de internacionalização. Foi uma semana onde troquei contactos com cerca de 50 pessoas de mais de 20 países de todo o mundo, melhorei o meu inglês e aprendi e contactei com diferentes culturas e modos de vida.

Maria João Andrade – Gabinete de Comunicação da EEUM

Entre os dias 16 e 20 de junho, fiz uma mobilidade Erasmus na Al Balqa Applied University, na Jordânia. Nesta experiência de job shadowing, tive a oportunidade de trabalhar diretamente com o responsável pelo desenvolvimento do novo website da universidade, nomeadamente na melhoria de user experience da homepage da versão inglesa. Passei também algum tempo com o gabinete de internacionalização a trocar ideias sobre estratégias de comunicação nas redes sociais e fui convidado a estar presente numa reunião entre a universidade e uma empresa de produção multimédia para dar o meu feedback na avaliação de um vídeo promocional. Num dos dias fiz uma apresentação da EEUM, e da UMinho em geral, para uma audiência de alunos e docentes da universidade na qual alguns se mostraram interessados em fazer mobilidades na nossa instituição, especialmente nas áreas da engenharia informática e civil. Esta experiência foi uma oportunidade única de conhecer um país com uma cultura diferente e de interagir, profissionalmente e pessoalmente, com um povo bastante acolhedor.

Diogo Cunha – Gabinete de Comunicação da EEUM

A deslocação à University of Cambridge (Reino Unido) permitiu adquirir, consolidar os conhecimentos e esclarecer algumas dúvidas na área de gestão de ciência e tecnologia no âmbito do Horizonte 2020 – Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia. Este período de formação permitiu ainda a partilha de experiências e de boas práticas nesta área de gestão de ciência e tecnologia. As pessoas foram extremamente simpáticas e profissionais. Nada a apontar! Tratou-se de uma experiência muito enriquecedora. Numa palavra: Excelente!

Paulino Amorim – Gabinete de Apoio à Execução Financeira