Interface CVR – Centro para a Valorização de Resíduos celebrou 20 anos

A interface CVR – Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho celebrou os seus 20 anos com o evento “Descobrir a Ciência”, que se realizou no passado dia 20 de julho, no seu edifício, no campus de Azurém, em Guimarães.

A sessão de abertura contou com a Vereadora do Ambiente do Município de Guimarães, Sofia Ferreira, o Vice-Reitor da UMinho para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, o Diretor Executivo do CVR, Jorge Araújo, e a Presidente do Conselho de Administração do CVR e Professora da Escola de Engenharia da UMinho, Cândida Vilarinho. Seguiu-se o lançamento do projeto Wast’Awareness, por Margarida Soares e Nádia Valério, ambas do CVR. Cofinanciado em 330 mil euros pelo Portugal 2020/FEDER, o projeto pretende a transferência de I&D e tecnologias “prontas para o mercado” junto de empresas agroalimentares e metalúrgicas do Norte, Centro e Alentejo.

O evento incluiu também intervenções sobre biorrefinarias, por Margarida Gonçalves, Professora da Universidade Nova de Lisboa, e sobre as fibras do futuro, por Raul Fangueiro, Presidente da Direção da Associação Fibrenamics da UMinho. No final há um lanche-convívio. A iniciativa visa também fomentar parcerias entre diversos agentes da sociedade.

Mais de 70 projetos nacionais e internacionais

O CVR é uma entidade incontornável do sudoeste europeu na valorização de resíduos. Fundada por iniciativa da Associação Industrial do Minho, Associação Portuguesa de Fundição, TecMinho e UMinho, esta instituição de utilidade pública e interface tecnológico conta com 86 associados de distintos ramos de atividade, 18 colaboradores permanentes, além de parcerias com duas dezenas de cientistas de universidades e centros tecnológicos de vários países. Este Centro organiza bienalmente a conferência internacional WASTES e está em redes como a Plataforma Europeia de Biocombustíveis e a Smart Waste Portugal. Presta serviços técnicos, científicos e de aplicação de soluções reais à indústria e a municípios, apostando na inovação ambiental e energética e contribuindo para as políticas públicas de especialização inteligente.

O CVR participou em cerca de 70 projetos nacionais e internacionais, a maioria deles com apoio comunitário e com ligações fortes ao mercado. Entre eles inclui-se, por exemplo, aplicar cascas de ovo para tratar efluentes, usar excedentes da azeitona para fabricar pão, converter resíduos agrícolas em biocombustível, valorizar restos vegetais das indústrias, recuperar metais de valor a partir de lamas, criar a ecoetiqueta europeia para o azeite, aproveitar energeticamente os resíduos contendo PVC, lançar produtos inovadores e sustentáveis a partir de qualquer resíduo e qualificar estratégias de negócio das PME do setor. O site oficial é https://www.cvresiduos.pt/

A Escola de Engenharia felicita o CVR por estes 20 anos e deseja a toda a equipa muitos sucessos!