Alumnus de Engenharia Informática cria GameMarket

Há um novo site português para comprar e vender consolas ou jogos usados e foi criado por um ex-aluno de Engenharia Informática, Nuno Matos, juntamente com o seu irmão, Pedro Matos.

Com um conceito semelhante ao OLX, em que qualquer pessoa ou loja se pode registar para vender artigos em segunda mão (ou mesmo novos), o GameMarket.pt é um site totalmente dedicado ao gaming.

Aqui, os particulares podem criar contas para vender jogos, consolas ou acessórios usados; já as lojas, com um registo ‘Premium’, ficam autorizadas a vender produtos novos, o que não é possível a outro tipo de utilizador.

O GameMarket já tem vários anúncios ativos de venda de jogos e consolas, com destaque para o vintage: entre os destaques estão, por exemplo, uma Nintendo 64 Blue Ice com quatro jogos por 250 euros, uma Atari 2600 com caixa e 34 jogos (750 euros) ou uma Master System II (250 euros).

A comparação com o OLX é inevitável, já que ambos os sites têm como conceito a colocação de anúncios gratuitos online para venda de produtos usados. Contudo, o fundador, Nuno Matos, lembra que o GameMarket “nasceu para ser o principal portal de classificados e marketplace em Portugal 100% dedicado ao gaming” e que é a alternativa para quem “procura um serviço especializado”.

Para já, os poucos anúncios de particulares do site são na sua maioria de Nuno Matos (cinco) e do irmão, Pedro Matos, que também faz parte da equipa; em relação às lojas que já têm conta, temos a Aosom e a PcComponentes, com vendas de cadeiras e secretárias de gaming, PC desktop já configurados, Xbox Series S e Nintendo Switch.

Nuno justifica a presença destas lojas no site com o seu percurso profissional dos últimos anos: “Além do GameMarket, tenho lançado outros projetos de referência nacional e internacional desde 2013 [bikemarket.pt, autoads.pt]. Durante este período tenho estabelecido várias parceiras e aderido a vários programas de afiliados de várias empresas em diversos sectores com lojas online”.

Segundo o fundador deste site, estas empresas «valorizam» os seus projetos e vêem-no como “bons canais para promoverem os seus produtos e aumentarem as suas vendas”. Além da Aosom e da PcComponentes, Nuno Matos fala ainda da Decathlon e da Sport Zone, apesar de ambas ainda não terem produtos à venda no GameMarket.

Mas o GameMarket não é só uma plataforma de vendas de jogos, consolas ou acessórios – é ainda possível criar anúncios para pedir patrocínios, oferecer artigos usados, trocar, alugar, sortear e até mesmo organizar um torneio de gaming, por exemplo.

Sobre a estratégia de promoção do site, Nuno Matos diz que, numa primeira fase vai apostar na divulgação «exclusivamente online e em vários canais estratégicos», mas não põe de lado outros “voos”: “A divulgação presencial poderá ser uma mais-valia e iremos avaliar oportunidades que possam surgir, quer sejam eventos gaming, feiras ou outros”.

Fonte: PC Guia