EEUM no ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022

O Ranking de Shanghai publicou recentemente os resultados do ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, na sequência da recolha e avaliação de dados de mais de 5000 universidades em 54 áreas específicas de ensino e investigação.

Criado em 2009, este ranking classifica as instituições de ensino superior num conjunto de 5 indicadores, que incluem o número de artigos publicados nas revistas mais prestigiadas em cada área científica, o seu impacto e o nível de colaboração internacional dessas publicações.

A Universidade do Minho atingiu as suas classificações mais elevadas nas áreas da Ciência e Tecnologia Alimentar (Departamento de Engenharia Biológica) e da Engenharia Civil (Departamento de Engenharia Civil), nas quais integra, respetivamente, o Top 75 e o Top 100 mundial das instituições de ensino superior.

Três áreas destacaram a UMinho na posição de liderança entre as universidades portuguesas nos respetivos domínios científicos: Direito (Top 150), Educação (Top 400) e Comunicação (Top 300).

Outras dez áreas do ensino e investigação da UMinho foram também reconhecidas nesta avaliação, e marcaram a sua presença nos respetivos rankings. Na área das Engenharias foram ainda nomeadas a Engenharia Biomédica (Top 200), a Biotecnologia (Top 300), a Engenharia Mecânica (Top 400) e a Engenharia e Ciência dos Materiais (Top 500); a Psicologia (Top 400), a Ciência Política (Top 400), e a Gestão e Negócios (Top 400), na área das Ciências Sociais; as Ciências Farmacêuticas (Top 400) na área das Ciências Médicas; a Biologia Humana (Top 400) na área das Ciências da Vida e a Física (Top 500) na área das Ciências Naturais.

Mais informações: www.shanghairanking.com/rankings/gras/2022