Investigadores da EEUM vencem prémio de melhor artigo científico

Filipe Marques, Fernando Isaac, Nuno Dourado e Paulo Flores, investigadores do CMEMS-Centro de Micro Sistemas Electro Mecânicos, foram galardoados com o prémio de melhor artigo científico, que é concedido anualmente pela prestigiada editora Elsevier. Este galardão é atribuído ao artigo publicado nos últimos dois anos, com o mais elevado fator de impacto científico e tecnológico na área das Máquinas e Mecanismos, em todo o mundo.

Os quatros investigadores receberam o prémio de melhor artigo científico com o trabalho intitulado, “An enhanced formulation to model spatial revolute joints with radial and axial clearances”, o qual se destacou entre os cerca de 500 artigos de mais de 70 países que estavam a concurso na presente edição. Esta investigação visou estudar e desenvolver modelos avançados de articulações mecânicas, robóticas e humanas, capazes de reproduzir fielmente as interações existentes em juntas cinemáticas de sistemas a várias escalas, que vão desde as dimensões convencionais em aplicações mecânicas, até à micro e nanoescala. Esta gama tão abrangente de aplicação foi um dos principais fatores de inovação e do impacto causados pela publicação. Acresce ainda que o artigo agora premiado está, de acordo com o reconhecido Institute for Scientific Information (ISI), no top 1% dos artigos mais citados de entre todos os artigos publicados em 2018 na área de Engenharia a nível mundial.

Os investigadores Filipe Marques, Fernando Isaac, Nuno Dourado e Paulo Flores desenvolvem as suas atividades científico-pedagógicas no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho e no Centro de Investigação e Desenvolvimento em MicroElectroMechanical Systems da Universidade do Minho (CMEMS-UMinho), com classificação de Excelente. O domínio de intervenção do CMEMS-UMinho centra-se nas áreas das micro e nanotecnologias, associando as valências dos sistemas mecânicos e eletrónicos com aplicação a novas soluções biomédicas.