Investigadores da EEUM vencem Xilinx Open Hardware Competition

Sérgio Pereira, David Cerdeira e Cristiano Rodrigues, investigadores do Centro ALGORITMI e alunos do Programa Doutoral em Engenharia Eletrónica e Computadores, sob orientação de Sandro Pinto, venceram o concurso Xilinx Open Hardware 2021 (categoria de PhD) com o projeto “TEEOD: Trusted Execution Environments On-Demand via Reconfigurable FPGA”.

O projeto explora a tecnologia FPGA, a qual a Xilinx é um dos fabricantes líderes a nível mundial, para criar ambientes de execução com garantias adicionais de segurança relativamente aos sistemas convencionais.

Para Sandro Pinto, vencer a competição foi importante em diversas dimensões, nomeadamente:

“- Demonstra a qualidade da investigação que atualmente já se pratica na UMinho, bem como a capacidade de atrair a indústria/empresas do mais alto nível para essa investigação (transferência de conhecimento);

–  Será concedida à equipa a oportunidade de apresentar a ideia (em forma de pitch) para o CTO da empresa Xilinx, uma multi-billion company listada nos mercados internacionais. A ideia pode atrair investimento para possíveis parcerias;

– Já recebemos contactos de universidades de topo internacionais para potenciais colaborações de investigação. Isso permite aumentar o networking, bem como estabelecer parcerias que podem culminar em mais captação de investimento.

– Por último, mas não menos importante, ajuda a motivar a “juventude” a trabalhar connosco e a mostrar que “nós” também conseguimos fazer.”

O concurso Xilinx Open Hardware desafia anualmente estudantes a desenvolverem e implementarem ideias inovadoras com tecnologia comercializada pela Xilinx. Todos os anos o concurso conta com a participação das melhores universidades europeias, tais como ETH Zurich, TU Munich, Politecnico de Milano, Univeristy of Oxford, entre muitas outras.

Mais info em http://www.openhw.eu/2021

Parabéns a toda a equipa!