A mais prestigiada competição automóvel universitária, disputada anualmente em vários circuitos de Formula 1 espalhados por todo o mundo, chegou à Universidade do Minho, através dos alunos do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia, Diogo Mota da Cunha e Paulo Leão, project leaders da FSUMinho.
Com a implementação da FSUMinho, a UMinho será a única instituição do Norte com estudos na área de Engenharia a ter a Formula Student no leque de projetos. Isto possibilitará aproveitar a localização estratégica da UMinho com as empresas das diferentes áreas da Engenharia e criar um binómio vantajoso para os membros da EEUM e as empresas. Por fim, a Formula Student UMinho fomentará o trabalho em equipa, através da interligação entre diferentes núcleos e elementos em novos campos e contextos, aumentando as soft skills de todos.
A competição divide-se em 3 classes:
– Classe 1: Apresentação dinâmica do veículo;
– Classe 2: Apresentação do protótipo;
– Classe 1A: Apresentação dinâmica do veículo movido a energias alternativas.
E vários sectores:
– ECU: Software e Controlo;
– Body: Aerodinâmica, Chassis e Suspensão;
– Power Train: Motor e Transmissão;
– Management: RH, Comunicação; Imagem e Marketing.
A FSUMinho conta já com a colaboração de alunos de vários núcleos de estudantes da EEUM, nomedamante, o NEEEICUM (Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores), o neEP (Núcleo de Estudantes de Engenharia de Polímeros), CESIUM (Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho), o NEEGIUM (Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho) e o AIS.SC (Núcleo de Estudantes de Sistemas de Informação da Universidade do Minho), e tem o apoio da Associação Académica da UMinho e da Escola de Engenharia da UMinho.
Acompanhe a FSUMinho no Instagram