Oito alunos da EEUM recebem Prémios de Mérito Desportivo

Conjugação da excelência desportiva com o sucesso académico vale prémio a 17 estudantes.

A Universidade do Minho (UMinho) premiou mais uma vez os seus estudantes que conjugaram a excelência desportiva com o sucesso académico em 2019/2020. Ao todo foram distinguidos, com os Prémios de Mérito Desportivo (PMD), 17 estudantes atletas que obtiveram resultados de excelência em 6 modalidades. A Natação foi a modalidade com mais premiados.

A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, relativa à época 2019/2020 realizou-se no dia 21 de dezembro, no Auditório Nobre do Campus de Azurém, em Guimarães e o evento teve transmissão online no Canal UMinho Sports no YouTube.

A sessão contou com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do Administrador dos Serviços de Acção Social, António Paisana, do Presidente da Associação Académica, Rui Oliveira, e do Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de Tóquio, Marco Alves, que fez uma intervenção sobre a importância do desenvolvimento das carreiras duais no âmbito do projeto olímpico.

Na época transata, a maior parte das modalidades viram canceladas as suas competições universitárias, devido à pandemia COVID-19. Os atletas premiados nesta edição dos Prémios de Mérito Desportivo são aqueles cujas competições foram realizadas antes do confinamento de março, que paralisou não só o desporto universitário, mas todo o país.

Este foi, sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes atletas que, a título individual ou coletivo, conseguiram lugares de pódio nos Campeonatos Internacionais Universitários ou se tenham sagrado Campeões Nacionais Universitários e que, em simultâneo, tenham obtido aproveitamento a mais de 50% dos créditos no respetivo ano académico.

Estes prémios estão indexados ao valor da propina anual. O montante do prémio varia entre o valor integral da propina para os estudantes que conquistaram medalhas de ouro em competições internacionais universitárias, e 12,5% do valor integral da propina, no caso dos estudantes que se sagraram campeões nacionais universitários em modalidades coletivas ou provas por estafetas.

Os 17 estudantes premiados receberam a bolsa e os respetivos certificados que atestam a sua excelência na vertente desportiva e académica. Estes surgem de 12 cursos da UMinho, sendo que as escolas mais representadas nos eleitos deste ano são a Escola de Engenharia (8) e a Escola de Medicina (5).

A Escola de Engenharia congratula os seus alunos Ana Sofia Machado da Cunha Oliveira, Murillo Martins Montilha, Pedro Sousa, Rita Manuela Fernandes Novais, João Nuno Alves Lopes, Catarina Reis Silva, Lara Alexandra Pereira Novo Martins Vaz e André Pereira da Rocha Gomes e faz votos que continuem a ser bem-sucedidos nas vertentes desportiva e académica das suas vidas.

A atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo é uma iniciativa que já vai na sua 11º edição. Ao todo, já foram atribuídos 870 Prémios de Mérito Desportivo num investimento global superior a 200 mil euros.