ISISE lidera o único projeto na área de Engenharia coordenado por Portugal no programa MSCA-ITN 2020

sublimeA Universidade do Minho, através da Escola de Engenharia e do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), vai coordenar uma rede de formação e inovação (MSCA-ITN) em Engenharia Civil.  Este o único projeto coordenado por uma entidade Portuguesa na área de engenharia no programa MSCA-ITN no presente ano de 2020.

A rede vai recrutar e formar quinze alunos de doutoramento em múltiplos ramos científicos e de engenharia numa aliança com a indústria tendo em vista formar profissionais que vão liderar a transformação industrial, rumo a um melhor entendimento dos materiais, desenvolvimento de novas funcionalidades e inclusão da sustentabilidade em argamassas e revestimentos em cal. Pretende-se que estes desenvolvimentos sejam baseados em abordagens biomiméticas e de reciclagem em ciclo fechado. O projeto inclui ainda caracterização material, simulação numérica do comportamento multi-fisico, e uma abordagem para o projeto baseado em desempenho. Os desenvolvimentos previstos compreendem capacidades tais como: propriedades auto-limpantes, (super) hidrofobicidade, autorregeneração, capacidades melhoradas de captura de CO2 e reciclagem. A abordagem interdisciplinar ao longo da cadeia de valor baseia-se no conhecimento dos parceiros académicos (6) e industriais (11), nomeadamente produtores de cal, produtores de argamassas e revestimentos, e utilizadores finais para definição de prioridades relativas as necessidades industriais. Estas sinergias vão conduzir a aumentos impressionante de transferência de conhecimento cientifico para as indústrias consumidoras de cal na UE, assegurando o seu progresso em aspetos sociais, ambientais e económicos, como um contributo relevante para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A cal é um dos produtos industriais mais antigos, representando ainda um material muito importante na construção. Antecipa-se que o mercado global da cal atinja valores da ordem dos 44 mil milhões de Euros ate ao final de 2026, resultando em várias oportunidades de crescimento para este mercado. A rede SUBLime pretende desenvolver tecnologias avançadas para materiais baseados em cal, particularmente na simulação numérica e caracterização do material para uso industrial, permitindo eliminar limitações nas soluções atuais, quer em construção nova, quer na conservação do património edificado.

O projeto – SUBLime: Aplicações sustentáveis de cal através de economia circular e abordagens biomiméticas, no valor total de 3.71 M€, garante para a UMinho uma verba de 1.29M€, 4 estudantes de doutoramento. O consórcio conta com instituições de renome tanto do lado académico (Universidade do Minho, Universidade de Granada, TU Delft, Universidade de Ghent, Universidade da Silésia e Universidade de Darmstadt), como no tecido industrial europeu (European Lime Association, Lhoist, Wienerberger, Instituto Andaluz del Património Histórico, Fels, Tarmac, Carbon8, European Mortar Industry Organization, Carmeuse e Danish Technological Institute, Sievert). O projeto conta com a coordenação de Paulo B. Lourenço, com o apoio de Miguel Azenha e João Pereira.