-
Importância da organização de grandes eventos na dinamização dos núcleos de estudantes
Enquanto dirigente associativo é fácil perceber que, atualmente, um dos maiores problemas dos estudantes, é o excessivo foco e preocupação apenas com o estudo, sendo evidente uma generalizada falta de interesse em procurar, participar e tirar proveito de atividades extracurriculares a que têm acesso.
-
Engenheiros de Sistemas de Informação, mas quem somos nós?
Num mundo cheio de cursos e formações, onde a oferta educativa a nível universitário é cada vez maior, os Engenheiros de Sistemas de Informação, são como apêndices: sabemos que existem, mas na realidade, para que servem?
-
Mulheres na Engenharia
Nos últimos tempos muito se tem falado sobre a desigualdade de géneros que se observa a nível global, mais concretamente sobre a discriminação de que as mulheres ainda são vítimas.
-
Sustenta o Futuro
Todos os estudantes pensam no seu futuro. Quer seja a curto, médio ou longo prazo, quer remeta para a vida académica, profissional ou pessoal, todos se questionam sobre como será e como se desenrolará e todos tentam colmatar tal inconsequência e questão através da pesquisa, descoberta e aplicação de novos saberes, não aceitando, porém, que o futuro não acontece. Fomenta-se e sustenta-se.
-
O Perigo das Métricas
As métricas são vulgarmente utilizadas cada vez por mais empresas, instituições financeiras, governamentais e educacionais como o único meio de medir o desempenho. Será que, com este ponto de vista, é possível e desejável utilizar indicadores numéricos baseados em dados padronizados, em vez de confiar no julgamento de um profissional treinado?
-
O Associativismo aos olhos de Engenheiros e Gestores Industriais
Se formos à procura de uma definição de associativismo no dicionário, facilmente encontramos conceitos alusivos a movimentos partidários da criação de associações que visam defender interesses ou alcançar objetivos comuns.
-
Informática e o Papel do Engenheiro
A informática mudou o mundo. Ninguém colocaria objeções a esta afirmação, mas poucos se apercebem de quão profundamente as tecnologias de computação a que nos temos vindo a habituar modificaram os pilares da sociedade.