João Pedro Couto, professor da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, foi distinguido a 3 de julho, em Londres (Reino Unido), com o Charles Manby Award – atribuído pela Institution of Civil Engineers (ICE), uma entidade de referência mundial na engenharia civil -, pela coautoria do melhor artigo científico do ano na área, valorizando a excelência da inovação tecnológica, a melhoria de práticas e os benefícios para a sociedade.
O artigo em questão, “Using Virtual Reality for Occupational Safety and Health in a UK tunnelling megaproject”, saiu em novembro de 2024 na revista “Proceedings of the Institution of Civil Engineers – Management, Procurement and Law”. Teve como coautores – também distinguidos – Manuel Tender (Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia – ISLA Gaia e Instituto Politécnico do Porto – IPP), Ricardo Santos (IPP), Firmino Silva (ISLA Gaia), Paul Fuller, Peter Demian, Vivien Chow (os três da Universidade de Loughborough – LU, Reino Unido) e Alex Vaughan (Institute of Risk and Safety Management, Ferrovial e Laing O’Rourke, Reino Unido).
O estudo decorreu no âmbito do consórcio científico europeu Digital4OSH, criado em 2020 pelo ISLA e pela LU e com a parceria do IPP, das universidades do Minho, Porto e Caledónia de Glasgow (Reino Unido), da Xispoli Engenharia e da BIMMS. O consórcio nasceu na sequência do projeto Tideway Tracer, promovido pela Institution of Occupational Safety and Health e pela LU para melhorar a segurança na indústria da construção, aplicando inteligência artificial e modelação da construção (building information modelling, BIM).
O “super esgoto” de Londres
O artigo laureado incidiu no troço central do megaprojeto Thames Tideway Tunnel, o “super esgoto” de Londres, construído com cerca de 25 km de extensão, até 70 metros de profundidade, 7.2 metros de diâmetro e 21 ligações à rede existente. Trata-se da maior obra de saneamento da capital britânica desde a era vitoriana e visa captar e desviar descargas de águas residuais que fluem para o rio Tamisa ou quando chove intensamente, melhorando a qualidade da água e protegendo a saúde pública. O estudo mostrou que simulações imersivas em realidade virtual e BIM permitiram a engenheiros, gestores e trabalhadores daquele túnel identificar melhor potenciais riscos antes de entrar no ambiente real de obra, treinar procedimentos de segurança de forma mais eficaz e com 20% menos tempo e reduzir 10% a probabilidade de acidentes.
“Apesar de desafios como custos, portabilidade e facilidade de acesso, os resultados apontam para uma mudança de paradigma na gestão de segurança em grandes projetos de engenharia, usando tecnologia digital para capacitar equipas, aumentar a eficiência, antecipar perigos invisíveis e proteger vidas”, disse João Pedro Couto, que na UMinho é professor do Departamento de Engenharia Civil e investigador do Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC). Este autor correspondente do artigo premiado valorizou ainda neste caso a ligação entre ciência e indústria, para gerar soluções práticas com impacto na competitividade das empresas e na vida dos trabalhadores, contribuindo para a investigação de ponta em áreas críticas e para uma Europa mais inovadora e segura.
+Info: www.digital4osh.com
www.cienciavitae.pt/portal/en/D61F-7EBC-5E40
www.emeraldgrouppublishing.com/ice-publishing-awards www.icevirtuallibrary.com/doi/full/10.1680/jmapl.23.00109