fbpx

NUTRIUM

A NUTRIUM (HEALTHIUM – HEALTHCARE SOFTWARE SOLUTIONS, SA) é uma startup que está a revolucionar o mercado da nutrição clínica ao facilitar e promover o acompanhamento nutricional profissional.

A empresa, responsável pelo software de nutrição profissional mais completo e em maior crescimento em todo o mundo, apoia mais de 80.000 profissionais de nutrição e cerca de 800.000 pacientes em mais de 40 países.

Recentemente, a NUTRIUM anunciou uma ronda de 4.25 milhões de euros liderada pela INDICO CAPITAL PARTNERS e com a presença do FIS, PRIMAVERA BSS, PORTUGAL VENTURES e SBS Startup Braga. Com este investimento, a empresa continuará a desenvolver o seu produto e estratégia comercial para oferecer a milhões de pacientes a experiência de acompanhamento mais completa e integrada do mercado, que combina aconselhamento profissional, acompanhamento contínuo e acesso rápido a produtos alimentares relacionados.

Como surgiu a NUTRIUM?

A NUTRIUM começou em 2014, na Universidade do Minho, como um projeto da unidade curricular UC Projeto de Engenharia Informática (PEI/UCE15) inserida no 5º ano do Mestrado em Engenharia Informática. A ideia – que surgiu das dificuldades sentidas pelo André Santos, cofundador e atual CEO da empresa, nas suas consultas de nutrição – tinha como primeiro objetivo facilitar e simplificar o acompanhamento, entre consultas, pelo nutricionista. Após o término da UC, dos vários elementos do grupo, três (André Santos, Diogo Alves e Pedro Maia) decidiram dar continuidade ao projeto ao qual ainda se juntou o Pedro Carneiro, também aluno do mesmo mestrado.

Uma das motivações para a continuidade do projeto foi a conquista do prémio “SpinUM – Jovens Empreendedores” em 2015, organizado pela TecMinho. Depois de meses a trabalhar após o horário de trabalho e aos fins de semana, o projeto foi aceite no #2 Programa de Aceleração da Startup Braga onde acelerou significativamente o seu crescimento e, na consequência do mesmo, a empresa formou-se e fechou a sua primeira ronda de investimento com a PRIMAVERA – BUSINESS SOFTWARE SOLUTIONS, SA. Paralelamente, os fundadores decidiram deixar os seus empregos e dedicaram-se exclusivamente à startup. Foi com o apoio da PRIMAVERA BSS e, mais tarde, de outros investidores que a empresa assumiu a sua relevância no mercado. Agora, quer continuar a crescer para alcançar o seu objetivo de colocar um nutricionista no bolso de milhões de pacientes em todo o mundo.

Quando e porque decidiram iniciar o processo de atribuição do estatuto de spin-off? Que expectativas tinham na altura?

Os fundadores da NUTRIUM sempre tiveram intenção de pedir o estatuto de spin-off, uma vez que o projeto nasceu na Universidade do Minho. Nesse sentido, logo após a criação da empresa, o processo foi iniciado com o objetivo de formalizar e consolidar a nossa ótima relação com a instituição.

EquipaFale-nos um pouco acerca do percurso da NUTRIUM e da influência que a marca spin-off UMinho teve nesse percurso.

Nos primeiros anos de uma empresa, enquanto a marca ainda é desconhecida, existem mais barreiras ao contacto com entidades e parceiros importantes para o crescimento. Com a formalização do estatuto de Spin-off da Universidade do Minho, esses contactos – com associações profissionais, universidades e mentores científicos – ficaram facilitados porque o estatuto contribuiu para uma maior visibilidade e credibilidade da NUTRIUM. Com esse impulso inicial, a Nutrium tornou-se uma das empresas tecnológicas na área de nutrição clínica em maior crescimento em todo o mundo. Uma parte significativa desse crescimento é sustentada por uma forte rede de parceiros nacionais e internacionais.

Para além da área da Nutrição, para a qual criaram o NUTRIUM, para que outras áreas da Saúde têm desenvolvido projetos?

Numa fase inicial da empresa, os fundadores imaginavam-se a facilitar o acompanhamento em diferentes áreas da saúde. Nesse sentido, decidiram dar o nome à empresa de HEALTHIUM. No entanto, com o passar do tempo, a empresa ganhou uma melhor perceção da dimensão e desafios do mercado da nutrição clínica. Nesse sentido, dedicou-se exclusivamente a esse mercado e à NUTRIUM e, neste momento, não existem perspetivas para um futuro diferente. A empresa quer construir a plataforma mais completa e integrada do mercado, que irá rescrever a forma como nós acedemos a acompanhamento nutricional profissional.

Os tempos em que atualmente vivemos, com grandes desafios na área da saúde e da gestão da informação, representarão uma oportunidade para a NUTRIUM? Que novos desafios anteveem?

A recente mudança de realidade provocada pela situação pandémica atual trouxe à Nutrium, antes de mais, um acréscimo de responsabilidade. Os clientes da Nutrium são, na sua grande maioria, nutricionistas individuais, empreendedores e com micro negócios. Assim, a Nutrium tem como primeira responsabilidade assegurar que estes profissionais continuam a oferecer os seus serviços com a mesma qualidade e com mais segurança, permitindo consultas e acompanhamento totalmente online e acesso à informação clínica dos pacientes em qualquer lugar e a qualquer momento.

A NUTRIUM, não só está a apoiar os nutricionistas a manterem a sua atividade profissional como está a apoiar centenas de milhares de pacientes, que estão mais sedentários e mais limitados de escolhas, a manterem a proximidade com os seus nutricionistas.  Em paralelo com um aumento significativo da sua responsabilidade está uma enorme oportunidade para empresa. A situação atual veio reforçar a importância da tecnologia na saúde e irá acelerar significativamente a digitalização do setor. Como resultado, a NUTRIUM, desde abril, verificou um aumento muito significativo de profissionais interessados na sua solução.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *