fbpx

Projeto RISC2 distinguido por jornal internacional especializado em computação avançada

O projeto RISC2, que tem como objetivo promover e melhorar a relação entre as comunidades de investigação e inovação da Europa e da América Latina, venceu o HPCwire Editor’s Choice Awards na categoria de Melhor Colaboração HPC.

Esta distinção foi feita no âmbito dos prémios anuais HPCwire Readers’ and Editors’ Choice Awards e foi apresentada na International Conference for High Performance Computing, Networking, and Analysis(SC22), em Dallas, Texas. Os investigadores do INESC TEC, António Luís Sousa e Rui Oliveira, também docentes na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho), e Ricardo Vilaça, também investigador da UMinho, marcaram presença na cerimónia de atribuição do prémio nesta conferência internacional.

 

Este projeto está a potenciar a cooperação científica para a inovação da Europa e da América Latina, com foco nas aplicações HPC e implementação de infraestruturas, permitindo um intercâmbio das melhores práticas em HPC entre as duas regiões e o reforço da comunidade nesta área.

Com o INESC TEC e a Universidade Coimbra a representar Portugal, o RISC2 é liderado pelo Centro de Supercomputação de Barcelona e conta com 16 parceiros de 12 países da Europa e da América Latina.

Sobre os HPCwire Readers’ and Editors’ Choice Awards

O anúncio dos vencedores foi feito através do HPCwire booth da SC22 e no website do HPCwire.

A atribuição dos prémios é feita através de nomeação, seguindo-se um processo de votação junto da comunidade HPCwire a nível global, bem como uma seleção por parte dos editores do HPCwire. Os prémios são atribuídos anualmente, sendo já parte integrante do jornal, e são sinónimo de prestígio e de reconhecimento por parte da comunidade HPC. O anúncio dos vencedores é realizado antes da conferência anual de supercomputação, onde são apresentadas iniciativas de computação de alto desempenho, redes, armazenamento, e análise de dados.

“A edição de 2022 do Readers’ and Editors’ Choice Awards premiou iniciativas excecionais. As soluções de HPC foram importantes para travar a pandemia, por exemplo; outro aspeto a salientar é o facto de ter sido ultrapassado o limiar da exaescala – hoje, através da computação de alto desempenho, é possível realizar, pelo menos, um trilião de operações por segundo!”, referiu Tom Tabor, CEO da Tabor Communications, entidade responsável pela publicação do HPCwire. “Os Readers’ and Editors’ Choice Awards representam o reconhecimento dos avanços em HPC a nível mundial, por parte de especialistas e editores de renome. Resta-nos agradecer e congratular os vencedores”, concluiu.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e UMinho.