Investigador da Escola de Engenharia lidera Projeto Exploratório da CMU Portugal

Alexandre Ferreira da Silva, Professor Auxiliar e Investigador do CMEMS (Center for MicroElectroMechanics Systems) da Escola de Engenharia lidera um dos seis projetos aprovados no concurso para Projetos Exploratórios do Programa CMU Portugal. O projeto “PROMETHEUS” tem como objetivo fornecer uma plataforma de baixo custo para um pequeno satélite, o que vai revolucionar o ensino e a investigação na área do espaço.

O concurso do Programa CMU (Carnegie Mellon University) Portugal, com 33 candidaturas elegíveis, finalizou com 6 projetos propostos para financiamento, num total de 390.580€ de investimento.

O “PROMETHEUS – PocketQube Framework Designed for Research and Educational access to Space” procura fornecer uma plataforma para um pequeno satélite de formato cúbico com 5 cm de lado (denominado de PocketQube), ideal para Investigação e Ensino. Atualmente, verifica-se que não existem soluções de baixo-custo que permitam acesso facilitado ao Espaço e que viabilizem uma experiência aeroespacial, através da aprendizagem e montagem de um simples satélite. Esta barreira é crítica e limita as oportunidades de Investigação e Ensino, em virtude da falta de experiência neste ambiente.

Os projetos de Investigação Exploratória do Programa CMU Portugal 2021 destinam-se a apoiar equipas de investigadores de instituições portuguesas, da Carnegie Mellon University (CMU) e de parceiros empresariais, a iniciarem atividades de investigação com elevado potencial de impacto e relevância estratégica para o Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal). Os projetos irão desenvolver investigação em matérias tão diversificadas como: a ciência de dados aplicada aos cuidados de saúde, a criação de satélites (PocketQube), a interação humano-robot, a supervisão de tráfego para Investigação de Cibercrime, a inteligência artificial aplicada design de exoskins robóticas personalizáveis, e a deteção de vulnerabilidades de injeção em aplicações node.

O Programas MIT Portugal e CMU Portugal inserem-se numa rede de programas de cooperação internacional de Portugal com instituições de vários países ao abrigo da iniciativa goPORTUGAL – Parcerias Globais em Ciência e Tecnologia, promovida pela FCT.