Spin-off da Escola de Engenharia associa-se aos CTT para promover reciclagem de máscaras descartáveis usadas

A TO-BE-GREEN, uma spin-off da Escola de Engenharia, juntou-se aos CTT para promover a reciclagem de máscaras descartáveis usadas, estendendo a vida útil destes produtos ao dar-lhes uma nova vida. Este projecto visa a redução do impacto ambiental associado à utilização das máscaras de protecção contra a pandemia da Covid-19, habitualmente depositadas nos caixotes de lixo comum (resíduos indiferenciados), através do seu processamento e da criação de novos produtos, em detrimento do seu envio para aterros sanitários.

Com esta iniciativa, apadrinhada pelo Ministério do Ambiente e pela Agência Portuguesa do Ambiente, as máscaras usadas são recicladas e convertidas em placas poliméricas de polipropileno, resistentes, e que permitem a utilização deste material para diversos fins. Todo o processo de recolha, transporte e processamento destes resíduos é feito de acordo com as devidas condições de segurança, para garantir a não contaminação pelo vírus.

Os primeiros produtos criados através das máscaras usadas surgem em formato de pequenos enfeites da época festiva, tais como trenós, estrelas, árvores e flocos de neve para pendurar na árvore de Natal.

Além de promover uma economia circular, a iniciativa tem ainda um carácter solidário, uma vez que as caixas, em cartão reciclado, são produzidas pelo Centro Juvenil de São José de Guimarães, uma IPSS dedicada ao acolhimento e inserção social de crianças e jovens em risco de exclusão social.

Os packs de quatro brindes estão disponíveis em 50 lojas CTT espalhadas pelo País e também na loja online. Por cada pack vendido, dois euros revertem para a Cáritas Diocesana de Viseu.

Fonte: https://marketeer.sapo.pt/decorar-a-arvore-de-natal-com-mascaras-descartaveis-reutilizadas-sim-com-os-ctt/