Comunidade da Escola de Engenharia com várias iniciativas solidárias este Natal

A Presidência da Escola de Engenharia lançou uma campanha de recolha de bens alimentares para apoio a famílias carenciadas de Braga e Guimarães, por intermédio da Refood, no âmbito da iniciativa de responsabilidade social “Tomorrow Needs Kindness”, a qual decorreu entre os dias 29 novembro e 15 de dezembro e que resultou na reunião de vários kilos de alimentos já entregues às instituições.

Por seu turno, os núcleos de alunos da Escola de Engenharia mantiveram este ano a iniciativa Dezembro Solidário, um projeto de cariz social com a organização do CESIUM, GAEB, NEEEICUM, NEEMAT, NEEGIUM e ACE, que tem como objetivo trazer uma maior celebração da época natalícia à Universidade do Minho através de incentivos à união da comunidade académica, espalhando decorações e unindo as associações de estudantes num espírito de solidariedade e partilha. No final do mês, todos os bens alimentares recolhidos durante a atividade serão oferecidos a uma instituição social de ajuda aos mais necessitados.

Outra iniciativa já muito conhecida quer na comunidade académica, quer junto da sociedade, é a transformação de brinquedos com destino a instituições e escolas da região do Minho para crianças com necessidades especiais. Esta iniciativa levada a cabo pelos alunos de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, no laboratório de Automação e Robótica, sob a coordenação e liderança do docente e investigador Fernando Ribeiro decorreu entre os dias 7 e 13 de dezembro. Este ano, pela primeira vez, o grupo de estudantes recebeu brinquedos novos oferecidos pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo centro terapêutico SalusLive. A iniciativa está maioritariamente ligada à região do Minho, no entanto qualquer um pode receber um brinquedo.

Também os nossos alumni, nomeadamente os responsáveis pela spin-off da Escola de Engenharia Keep Solutions, voltaram a doar pelo 2º ano consecutivo o valor do jantar de Natal ao IPO (este ano o destino do montante foi o IPO Lisboa), uma vez que face a pandemia não realizam esse evento interno. A Keep Solutions vai assim transferir 1.450 euros ao IPO de Lisboa, revelou a empresa. No ano passado, foram entregues 750 euros ao IPO do Porto. “Mais uma vez, a KEEP SOLUTIONS viu-se impedida de realizar o tradicional jantar de Natal devido ao escalar de casos da nova variante de covid-19”, revelou a empresa em comunicado aos media, acrescentando que “em contrapartida o valor que seria gasto no jantar será doado a uma instituição selecionada pelos colaboradores”.