Prémios de Mérito Desportivo distinguem 56 alunos-atletas da UMinho

A cerimónia dos Prémios de Mérito Desportivo 2021/21 da UMinho decorreu a 20 de dezembro, pelas 15h00, no salão medieval do edifício da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga. A iniciativa distinguiu 56 estudantes-atletas, sendo 28 da Escola de Engenharia, com resultados de excelência, ligados a seis modalidades, em particular o voleibol (26) e andebol (21).

A sessão contou com intervenções do pró-reitor da UMinho para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, do administrador dos Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM), António Paisana, do presidente da Associação Académica (AAUM), Rui Oliveira, do administrador da Federação Portuguesa de Desporto Universitário (FADU), Rui Freire, e do treinador de futsal do SC Braga/AAUM, Joel Rocha, que também proferiu a palestra “A Carreira Dual no Alto Rendimento”.

Os estudantes campeões nacionais universitários (a título individual ou coletivo) e, em simultâneo, com aproveitamento escolar (segundo o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo) receberam a bolsa e os respetivos certificados, que atestaram a sua excelência na vertente desportiva e académica.

Estes alunos, 30 homens e 26 mulheres, surgiram de 32 cursos da UMinho, em especial a Escola de Engenharia (28) e Escola de Economia e Gestão (11). As equipas de voleibol feminina e masculina foram campeãs, só com vitórias, nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), que decorreram de 19 e 30 de julho na Covilhã e no Fundão. As equipas de andebol feminino e masculino da AAUM também venceram a medalha de ouro.

Os Prémios de Mérito Desportivo assinalaram a sua 12ª edição em 2021, tendo ao todo sido atribuídos 887 prémios, num investimento superior a 200 mil euros.