O projeto Stand4Heritage, coordenado por Paulo Lourenço, investigador do ISISE – Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering da Escola de Engenharia, esteve em destaque no programa CNN Inovação.
O STAND4HERITAGE (New STANDards for seismic assessment of built cultural heritage) empenha-se ambiciosamente na introdução de novos padrões para salvaguardar o património cultural construído para as próximas gerações, o que constitui uma importante exigência social. Devido à sua grande diversidade, a descrição precisa do comportamento estrutural dos edifícios patrimoniais continua a ser uma questão em aberto, especialmente quando sujeitos a movimentos sísmicos.
Entre os mecanismos de danos sísmicos mais frequentemente observados nestes edifícios, o colapso fora do plano das paredes de alvenaria é reconhecido como a principal causa de perda de edifícios e ferimentos em pessoas. No entanto, existem muitos desafios por resolver para avaliar eficazmente a resposta sísmica fora do plano das estruturas de alvenaria.
Em primeiro lugar, é necessário compreender fenómenos menos conhecidos na dinâmica da alvenaria, que influenciam significativamente o comportamento e a capacidade fora do plano dos edifícios históricos. Um exercício cego recente para prever a capacidade de uma estrutura de alvenaria de referência resistir à excitação dinâmica demonstrou que, embora existam ferramentas de simulação avançadas, os principais investigadores internacionais ainda não conseguem fornecer uma estimativa consistente do colapso.
O STAND4HERITAGE aborda os aspetos para o desenvolvimento bem-sucedido de abordagens para a previsão da resposta sísmica de estruturas de alvenaria, integrando as etapas necessárias para a avaliação fora do plano. Irá gerar novos modelos integrados baseados em estocástica para considerar o sinal sísmico na resposta dinâmica e na capacidade; novos conjuntos de dados da resposta dinâmica avaliados após um extenso programa de testes em mesa vibratória; novas abordagens numéricas para simulação do comportamento sísmico fora do plano; uma nova abordagem analítica integrada para avaliação sísmica fora do plano de edifícios históricos.
Os objetivos do STAND4HERITAGE estão em consonância com a Agenda 2030 das Nações Unidas para Cidades e Comunidades Sustentáveis. O projeto basear-se-á na experiência do Investigador Principal, Paulo Lourenço, no tema e na competência interdisciplinar da sua equipa para enfrentar os desafios e fornecer soluções de intervenção ótimas para estruturas patrimoniais.
O programa pode ser revisto aqui: