Rosa M. Vasconcelos preside Rede Portuguesa de Provedores do Estudante

A Provedora do Estudante da Universidade do Minho, Rosa M. Vasconcelos, acaba de ser eleita presidente da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior (RPE), que agrega os representantes de 45 universidades e institutos politécnicos nacionais. A tomada de posse decorreu esta manhã, durante o XI Encontro Nacional de Provedores do Estudante, realizado na Universidade da Madeira, no Funchal.

Rosa M. Vasconcelos substitui no cargo a homóloga do Politécnico do Porto, Berta Batista. No seu mandato até 2024, pretende que a RPE contribua para uma reflexão participada e uma ação conjunta das provedorias na defesa dos direitos e interesses dos estudantes, além de estimular estes à participação ativa e a receber um serviço de qualidade.

Aliás, o encontro no Funchal focou a equidade no acesso e frequência do ensino superior por todos, nomeadamente estudantes em situação vulnerável, com necessidades especiais, deslocados ou a retomar a sua formação. No novo mandato, prevê-se ainda a realização de encontros, estudos, recomendações e parcerias, entre outros projetos.

A RPE nasceu em 2020 e visa ser um fórum permanente de transferência de conhecimentos e experiências na área, partilhando também os princípios da Carta Universal dos Direitos Humanos e do estado de direito. A figura do Provedor do Estudante surgiu no país com o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, em 2007. A nível internacional, existe por exemplo a Rede Europeia de Provedores do Ensino Superior (ENOHE) e a Rede IberoAmericana de Provedores Universitários (RIdDU).

Rosa M. Vasconcelos é professora associada do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da UMinho e vice-presidente da organização mundial IEEE Education Society. Fez a licenciatura em Engenharia Têxtil e o doutoramento em Tecnologia e Química Têxtil pela UMinho. Nesta instituição presidiu igualmente o Conselho de Cursos de Engenharia, o Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia e é, desde 2019, Provedora do Estudante.