Escola de Engenharia celebrou 45 anos sob o tema da Responsabilidade Social

Secretário de Estado do Planeamento e reitor da UMinho entre os presentes

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) comemorou o seu 45º aniversário no passado dia 6 de outubro, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães. A cerimónia contou com uma intervenção do secretário de Estado do Planeamento, José Mendes, que apresentou o Plano de Recuperação e Resiliência e referiu que a “UMinho está muito bem posicionada para fazer parte de uma das agendas mais mobilizadoras. Não vamos ter outra oportunidade igual a esta. Trata-se de uma oportunidade extraordinária e a UMinho é capaz de agarrar.”

Do programa constou também uma palestra intitulada “dor – dever de responsabilidade social. oportunidade da responsabilidade social. responsabilidade social empresarial”, pelo presidente do grupo dst, José Teixeira, que para além de ter retratado a sua infância e percurso académico e profissional, fez um elogio ao valor da educação, mencionando que o dia que soube que entrou na UMinho “foi o dia mais feliz” da sua vida. O alumnus da EEUM terminou a palestra com um apelo para as empresas serem “cultas, cosmopolitas e socialmente responsáveis”.

A presidência da Escola de Engenharia apresentou oficialmente aquela que passou a ser a assinatura de marca da EEUM: “Tomorrow Needs Engineering”, uma iniciativa que pretende reafirmar o posicionamento da EEUM a nível nacional e internacional como Escola jovem, enérgica, com conhecimento, competência e experiência para encontrar soluções para desafios do futuro.

Houve, também, lugar para a entrega de prémios a alunos por parte das empresas Grupo Casais, Iberomoldes e Bosch, e reconhecimentos a membros da comunidade académica pela Escola de Engenharia aposentados em 2019.

A sessão pode ser revista na íntegra no canal do Youtube da Escola de Engenharia, onde se encontra também a mensagem de agradecimento da EEUM a toda a comunidade académica pelo empenho demonstrado na manutenção do propósito da instituição durante o período de confinamento devido à Covid-19.