fbpx

Rui Oliveira é o novo codiretor do Programa UT Austin Portugal

O Programa UT Austin Portugal vai, nos próximos cinco anos, ter como codiretores os professores Rui Oliveira, do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), e Rute André, da Universidade de Aveiro. Rui Oliveira – que é também investigador do Polo do INESC TEC na UMinho – já coliderava este Programa desde 2018.

A 4.ª fase da parceria científico-tecnológica entre Portugal – que junta universidades, empresas, associações e tutela – com a Universidade do Texas em Austin (EUA) vai apostar nas áreas das energias limpas, computação avançada, nanotecnologia e tecnologias espaço-Terra.

Para garantir que as áreas científicas de aposta geram inovação e oportunidades de negócio que beneficiem a parceria transatlântica, o Programa tem promovido, desde a sua génese, um conjunto de atividades de comercialização e apoio ao empreendedorismo tecnológico, que incluem períodos da imersão de investigadores e empreendedores de Portugal no ecossistema de Austin.

Os programas UT Austin Portugal, MIT Portugal e Carnegie Mellon (CMU) Portugal nasceram há quase duas décadas e são uma iniciativa financiada pelo Governo de Portugal em parceria com aquelas universidades norte-americanas. O objetivo é a promoção da internacionalização das instituições científicas e de ensino superior portuguesas, potenciando projetos inovadores e a mobilidade de estudantes, professores, investigadores e empreendedores.

Rui Oliveira é professor associado com agregação da EEUM e investigador do Polo do INESC TEC na UMinho. Realizou o doutoramento na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça), especializando-se em sistemas informáticos confiáveis e de grande escala. Desempenha funções de diretor do INESC TEC, além de membro do conselho diretivo do Centro Nacional de Computação Avançada e do conselho diretivo do EuroHPC JU.