Artigo de Investigadores do Haslab aceite para Publicação na ICDE 2019

O artigo intitulado “Efficient Synchronization of State-based CRDTs”, da autoria de Vítor Enes, Paulo Sérgio Almeida e Carlos Baquero, investigadores do Laboratório de Software Confiável da EEUM (HASLab), juntamente com João Leitão, investigador da NOVA LINCS, foi aceite para publicação na 35ª Conferência Internacional sobre Engenharia de Dados do IEEE (ICDE 2019).

Este artigo resulta de uma tese de mestrado sobre CRDTs previamente desenvolvida no HASLab. Os CRDTs são componentes-chave em sistemas modernos replicados geograficamente, como Riak, Redis e Microsoft Azure Cosmos DB, e foram adotados por muitas empresas na indústria, como a Bet365, SoundCloud e PayPal. O artigo avança a teoria por detrás dos CRDTs ao trazer o conceito de decomposições de reticulados (introduzido por Birkhoff em 1937) para os CRDTs. Esse mesmo conceito é depois explorado para obter deltas ótimos e para melhorar a eficiência dos algoritmos de sincronização.

De sublinhar que a ICDE é uma conferência de primeira linha na área de aplicações intensivas de dados, tendo recebido a classificação A * do Australian Core Ranking, e a edição de 2019 será realizada em Macau entre 8 e 12 de abril.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *