Escola de Engenharia acolhe 827 novos estudantes da 1ª fase do CNA

Para o ano letivo 2023/24, a UMinho apresentou a concurso um total de 3 013 vagas, distribuídas pelo concurso nacional de acesso e pelo concurso local (este último referente à Licenciatura em Música, com 46 vagas). No Concurso Nacional, a UMinho alargou as suas vagas, admitindo agora mais 25 estudantes relativamente ao ano anterior (de 2 942 em 2022/23 para 2 967 em 2023/24). Neste quadro, os resultados mostram ainda que 3 954 jovens concorreram à UMinho em primeira opção.

A Escola de Engenharia da UMinho recebeu 827 novos estudantes na 1ª fase do concurso nacional de acesso, ocupando 93% das 888 vagas disponíveis, os quais integraram os 2882 novos alunos da UMinho que foram acolhidos nos dias 6 e 7 de setembro na UMinho.

O Programa de Acolhimento aos novos estudantes, colocados na 1ª fase de candidaturas, foi organizado em colaboração com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), e contou com o apoio de um vasto grupo de “Embaixadores UMinho”, alunos das nossas Escolas/Institutos que, generosamente, se dedicaram a acompanhar as diversas atividades de boas-vindas.

Este programa incluiu a iniciativa ‘GPS’ – que permite aos novos estudantes conhecerem os nossos campi e as nossas cidades – e um piquenique-convívio que decorreu nos jardins da Lola, no Campus de Azurém (Guimarães). Esta última é uma iniciativa inovadora da responsabilidade da Comissão Comemorativa dos 50 anos da Universidade do Minho. O espaço recebeu também a sessão formal de boas-vindas, com intervenções do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e da Presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, a que se seguiu a apresentação dos núcleos de estudantes dos diferentes cursos e um sarau protagonizado pelos grupos culturais.

A Presidência da Escola de Engenharia acolheu os seus novos 827 alunos, a par dos diretores de curso, no campus de Gualtar e Azurém, dando a conhecer um pouco melhor a Escola que será a sua 2ª casa nos próximos anos.