Coautor da primeira ligação à Net em Portugal homenageado

Cerimónia de Jubilação de José Esgalhado Valença, Professor Catedrático do Departamento de Informática, contou com vários testemunhos e com a última lição do homenageado.

Com o tema “Uma viagem com a matemática”, a cerimónia contou com a presença de familiares, amigos, colegas, alunos e ex-alunos, entre outras personalidades da comunidade académica. Na sessão apresentaram o seu testemunho Pedro Guedes de Oliveira, Manuela Sobral, José Pina de Miranda, Alberto José Proença e José Nuno Oliveira, e aproveitaram para enaltecer José Manuel Valença e contar um pouco da sua experiência vivida com o professor.

José Valença foi um pioneiro da Internet em Portugal, quando em 1985 se enviou um email das antigas instalações da licenciatura de Matemática e Ciências da Computação, em Braga, para a Universidade de Manchester (Reino Unido). A colaboração incluiu outros professores, como Vasco Freitas, também do Departamento de Informática da UMinho. “Pela primeira vez no país, trocou-se um email via modem a 200 bits por segundo, foi uma euforia!”, diz José Valença.

Em 1991 foi criada na UMinho a primeira “Home Page de Portugal”, em  http://s700.uminho.pt/homepage-pt-html (hoje inativa), para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido. “Via-se a Internet como algo só de académicos. A ideia era haver um mapa na Internet da Europa e, nos vários sítios, teria esta página portuguesa. A grande preocupação era quem controlava o quê, que todas as páginas deviam ter uma raiz”, recorda. A “1ª Conferência World Wide Web” foi também na UMinho, em julho de 1995, e coordenada por José Valença. Já na década passada, o académico foi o consultor principal na criação do Cartão de Cidadão, cofundou a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação e esteve ligado a projetos de segurança para vários ministérios do Governo, como o voto eletrónico, a lei sobre certificação digital, a fiabilidade do sistema financeiro e as eleições ao Parlamento Europeu.

A Escola de Engenharia tem tido um papel ímpar nesta área, incluindo agora o supercomputador português e a rede mundial em tecnologias quânticas. “Ganhou-se consistência nos conteúdos, na parte tecnológica, na qualidade de formação e na capacidade de mudar as pessoas, mobilizando-as para criar projetos. Mais: adquiriu-se uma cultura própria, dentro e para fora da instituição”, reforça o professor catedrático.

José Manuel Esgalhado Valença nasceu há 70 anos, em Lisboa. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Lourenço Marques (Moçambique) e doutorado em Engenharia pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Leciona desde 1980 na UMinho, tendo sido diretor de vários cursos, do Centro e do Departamento de Informática, do Centro Algoritmi, fundador do Laboratório de Software Confiável (HASLab/INESC TEC) e mentor dos grupos de investigação em Lógica e Métodos Formais, Criptografia e Segurança da Informação. Foi ainda avaliador para a Comissão Europeia, a Fundação das Universidades Portuguesas e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre outras. É autor de diversas publicações científicas e didáticas de referência, nomeadamente em áreas cujo ensino foi pioneiro em Portugal, e de livros, alguns até traduzidos em russo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *